Músicas para descobrir em casa – ‘De nosso amor tão sincero’ (Ivan Lins e Vitor Martins, 1988) com Fafá de Belém


Capa de ‘Sozinha’, álbum de Fafá de Belém
Frederico Mendes
♪ MÚSICAS PARA DESCOBRIR EM CASA – De nosso amor tão sincero (Ivan Lins e Vitor Martins, 1988) com Fafá de Belém
♪ Quando abriu alas para um cancioneiro politizado, ao firmar parceria com o letrista paulista Vitor Martins a partir de 1974, o compositor carioca Ivan Lins levantou a voz para denunciar tiranias do Brasil dos anos 1970.
Com a poesia de Vitor Martins, compositor que muitas vezes recorreu às metáforas para poder dizer o que precisava ser dito na luta contra a ditadura, Ivan Lins radiografou o estado de espírito do povo de um país amado por esse compositor que ganhou projeção nacional em 1970 e, desde então, construiu obra que vem ficando tristemente atual nos últimos anos.
Canção apresentada na voz de Fafá de Belém no álbum Sozinha, produzido e lançado pela cantora paraense em 1988, De nosso amor tão sincero surgiu em outro momento do Brasil. O país já estava livre da ditadura. Mas estava afundado em corrupção e em inflação. Foi no desanimador contexto sócio-político desse Brasil de 1988 que Ivan Lins e Vitor Martins apresentaram canção de amor escrita com enfoque social.
Na letra, o desgaste da relação afetiva é fruto da “luta diária” e da “tamanha injustiça que se alastra pelo país”, não de desentendimento entre o casal.
Uma das mais inspiradas e melancólicas canções da dupla de compositores, De nosso amor tão sincero ficou perdida no disco de Fafá, até porque a gravação – arranjada pelo próprio Ivan Lins – soou fora do tom de álbum pautado por canções de cepa (bem) mais popular.
Além de arranjar a faixa, Ivan tocou piano e fez vocais – um contracanto terno, sem letra – quando Fafá começava a cantar pela segunda vez os versos sensíveis de Vitor Martins. Ivan Lins gravou De nosso amor tão sincero no álbum Amar assim (1989) e, na sequência, incluiu a canção no roteiro da gravação do show que gerou o disco 20 anos ao vivo (1991).
Em 2014, ao idealizar disco para celebrar os 40 anos da parceria com Vitor Martins, Ivan voltou à canção De nosso amor tão sincero, reapresentada no álbum América, Brasil (2015) em gravação adornada com o toque da gaita do músico suíço Gregoire Maret.
Antes, em 2012, o grupo InventaRio – formado pelos músicos italianos Ferruccio Spinetti (baixo), Francesco Petreni (bateria e percussão) e Giovanni Ceccarelli (piano e teclados) com o brasileiro Dadi Carvalho – verteu De nosso amor tão sincero para o italiano. A canção virou Amore sincero nos versos em italiano escritos por Max De Tomassi para o álbum InventaRio encontra Ivan Lins.
Em qualquer língua, De nosso amor tão sincero é canção de idioma universal que Fafá de Belém, atenta aos recentes sinais políticos do Brasil, incluiu no roteiro do show Humana (2019) em interpretação a capella que potencializou a força comovente dessa bela canção de Ivan Lins e Vitor Martins.
♪ Ficha técnica da Música para descobrir em casa 32 :
Título: De nosso amor tão sincero
Compositores: Ivan Lins e Vitor Martins
Intérprete original: Fafá de Belém
Álbum da gravação original: Sozinha
Ano da gravação original: 1988
Regravações que merecem menções: as de Ivan Lins nos álbuns Amar assim (1989), 20 anos ao vivo (1991) e América, Brasil (2014).
♪ Eis a letra da música De nosso amor tão sincero :
“Não fosse a nossa consciência
A gente teria mais tempo
Pra se envolver nos mistérios
De nosso amor tão sincero
Não fosse a tamanha injustiça
Que se alastra por todo o País
A gente teria mais chance
De estar junto e feliz
Não fosse a luta diária
Que mal dá pra ver os filhos
Não fosse o bem desgovernado
Teimando em sair dos trilhos
A gente estaria tranquilo
Um bem dentro do outro
Vivendo no mesmo corpo
Como devem ser os casais
Sonhando com coisas reais
E dançando, e cantando…
E dançando, e cantando…”

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line