Municípios do TO entram no ranking das cidades com as maiores temperaturas do país nas últimas 24h


Segundo o Inmet, a temperatura em Paranã, Araguaçu, Peixe, Formoso do Araguaia e Pium passou dos 40 graus neste sábado (19). Instituto também emite alerta de perigo com relação a baixa umidade no estado. Sol do Tocantins é encantador e forte nesta época do ano
Rafael Felipe/Divulgação
Moradores de Paranã, Araguaçu, Peixe, Formoso do Araguaia e Pium tiveram que enfrentar um forte calor neste sábado (19). Esses cinco municípios entraram no ranking das 20 cidades do país que registraram as maiores temperaturas nas últimas 24 horas.
A lista das cidades mais quentes do Brasil é fornecida diariamente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além do Tocantins, aparecem na relação municípios do Mato Grosso, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Pará.
Paranã, sudeste do Tocantins, está em quarto lugar no ranking ao marcar neste sábado, 41 graus. A umidade na cidade atingiu os 11%, também uma das menores em todo o Brasil, de acordo com o Inpe.
Veja a temperatura marcada nas cidades tocantinenses:
Paranã – 41ºC
Araguaçu – 40.6ºC
Peixe – 40.3ºC
Formoso do Araguaia – 40.1ºC
Pium – 40.1ºC
Esta época do ano é caracterizada pelo tempo seco em todo o Tocantins. Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar deixa a sensação de calor ainda mais forte.
O Inmet emitiu alerta com relação aos baixos índices de umidade no estado. Ao todo, 25 cidades das regiões sul e sudeste do Tocantins têm alerta de perigo, até às 18h deste domingo. Nestes locais, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%. Por causa disso, há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Os municípios são: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Lagoa do Tocantins, Lavandeira, Lizarda, Mateiros, Natividade, Novo Acordo, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmeirópolis, Paranã, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Rio Sono, São Félix do Tocantins, Taguatinga, Taipas do Tocantins.
As instruções do órgão são:
Beba bastante líquido.
Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Já o Jalapão e algumas cidades do sudeste, sul, oeste Tocantinense e centro Tocantinense têm alerta de perigo potencial, o que significa que a umidade pode variar entre 30 e 20% e também exige cuidados.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line