Moradores ainda enfrentam pontos de alagamento e ruas cheias de lama após temporal que atingiu o RJ


No dia seguinte de mais um temporal a atingir o Rio de Janeiro, moradores de vários pontos ainda enfrentam pontos de alagamento, lama e um cenário de destruição em vários pontos da cidade na manhã desta quarta-feira (23). De acordo com o Climatempo, a chuva e o vento perdem força, mas o tempo continua instável, com chuva fraca a moderada ao longo do dia.
Em 24 horas choveu na cidade o que costuma chover ao longo de todo o mês de setembro. A média pluviométrica do Rio durante o mês de setembro é de 72 mm e choveu 79 mm.
O Alto da Boa Vista registrou 202 mm.
No Jardim Maravilha, na Zona Oeste do Rio, a água escoou mas os moradores enfrentam lama e buracos pelas ruas e têm dificuldade para sair de casa. Quem vive na região afirma que o problema sempre se repete nas chuvas fortes que atingem a cidade.
“Não é a primeira, nem a segunda e nem a terceira vez que isso acontece. Há muito tempo a mesma coisa. E assim: essa água e o esgoto que não funciona. E o esgoto invade a casa. Essa noite o esgoto entrou por dentro do meu banheiro, invadiu a casa toda. E nada acontece. Só promessas”, contou um morador.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos afirma que atendeu uma família em Jardim Maravilha e outras pessoas que ficaram desalojadas preferiram ir para a casa de parentes. A pasta afirma que tem acompanhado a situação dessas pessoas de perto e que também distribuiu algumas cestas básicas.
Rua em Vargem Grande ainda alagada nesta quarta (23), após chuvarada
Reprodução/TV Globo
Um trecho da Estrada Vereador Alceu de Carvalho, em Vargem Grande, na Zona Oeste, ainda conta com alagamento. Os motoristas enfrentam dificuldade para passar pela região e poucos se arriscam a atravessar a água.
A Prefeitura do Rio afirma que vai mandar uma equipe para a região ainda na manhã desta quarta.
A Rua Jardim Botânico tem caminho livre desde o começo da manhã, mas chegou a ficar fechada por 9 horas na terça (22).
Baixada Fluminense
Em Belford Roxo, a prefeitura afirma que não recebeu nenhum tipo de chamado.
Em Duque de Caxias, o município segue em estágio de atenção desde a madrugada de terça. Foram registradas quedas de árvore. Uma delas sobre uma casa no bairro Pilar, mas não houve feridos.
Previsão
De acordo com o Climatempo, a chuva e o vento perdem força sobre a Região Metropolitana do Rio e o Sul do estado. Porém, o tempo continua instável com chuva fraca e moderada a qualquer hora.
Ainda há risco de chuva forte e ventania nas Regiões Norte e Noroeste.
Os termômetros não devem ultrapassar os 24°C.
Esta reportagem está em atualização.