Morador do bairro das Nações tá recebendo água amarelada em casa há um mês

Há cerca de um mês a água está chegando amarelada nas torneiras das casas da rua Síria, no bairro das Nações, em Balneário Camboriú. Os moradores, cansados do problema, e sem ter uma solução da Emasa resolveram denunciar o caso ao DIARINHO.
O corretor de imóveis Rafael Luperi, 31 anos, chegou a tirar a prova real sobre a cor da água. Ele encheu um litrão plástico com água da Emasa e ao lado colocou um litrão de água mineral. “A Emasa está entregando água suja no bairro das Nações. Fui ver a água do meu vizinho e está assim também”, conta.
Rafael chegou a enviar um e-mail pra Emasa e a resposta não lhe convenceu. A Emasa disse pra ele que entre os dias 21 e 31 de agosto houve diversas manutenções preventivas e corretivas na rede, junto com uma obra de interligação de adutora. Tudo isso teria influenciado na qualidade da água entregue nas casas dos moradores de alguns bairros de Balneário.
“Considerando que esta adutora é a principal de abastecimento público, o efeito negativo observado pelo cliente também foi experimentado por outros bairros e clientes”, informou a Emasa, via e-mail ao consumidor. O cliente diz que após o contato a água continuou chegando ruim na casa dele.
O corretor só faz o uso doméstico da água, ou seja, pra cozinhar, lavar roupa, tomar banho e limpar a casa, mas ele alega que na rua Síria tem comércios e consultórios de dentistas que também estão sofrendo com o problema.
Na semana passada, o DIARINHO recebeu reclamações sobre a qualidade da água na praia dos Amores. O dono do restaurante Recanto Ibérico, que fica na rua Evaristo da Veiga, contou que estava tendo que cozinhar com água mineral ou filtrada, já que não consiga usar a água da torneira de tão suja.
O empresário também estava levando os panos de prato e toalhas de mesa para lavar em outro local. Os moradores da rua Sérgio Milliet e da avenida Carlos Drummond de Andrade também denunciaram a falta de qualidade l.

Obras culpadas
A Emasa informou ao DIARINHO que os problemas com a água escura estão ocorrendo com certa frequência nos últimos meses na região dos bairros Ariribá, Nações e Praia dos Amores. O problema seria relacionado aos consertos emergenciais, principalmente em decorrência da obra do elevado da 4ª avenida, que pode acabar atingindo a rede e causando acidentes.
“Para melhorar a situação, estamos dando diariamente descargas na rede, que servem para limpar a rede, o habitual é fazer a cada 15 dias. Está programada a limpeza do reservatório que abastece essa região novamente”, explicou.
A autarquia ainda comenta que, quando ocorrem rompimentos da rede, é necessário desligar o registro de abastecimento e que no retorno à água pode chegar as torneiras com sujeira.
A Emasa envia comunicados sobre a falta de água pelo Fala Emasa (WhatsApp comercial), publicado no site e, fora do período eleitoral, nas redes sociais também.
A Emasa reforça que, quando o morador perceber que está com problema de água escura, deve entrar em contato pelos canais de Atendimento: SAC: 0800 643-6272; Fala Emasa – Whatsapp: (47) 3261-0000; ou e-mail: atendimento@emasa.com.br .

Leitores On Line