México sorteia prêmio milionário a 100 ganhadores com ‘rifa’ de avião presidencial

A loteria nacional do México criaria nesta terça-feira 100 milionários por meio de uma rifa muito alardeada que o governo atrelou a um avião presidencial de luxo considerado um símbolo dos excessos de governantes no país.

O dinheiro total do prêmio representa o valor do Boeing 787 Dreamliner que o presidente Andrés Manuel López Obrador prometeu vender para arrecadar recursos para programas sociais.

O México tem enfrentado dificuldades para encontrar comprador para o jato, e a rifa foi concebida como uma forma alternativa de geração de recursos, especificamente para o setor de saúde pública.

Crianças misturaram as bolas para formar 100 combinações vencedoras em um espetáculo que foi transmitido ao vivo pela televisão como parte das festividades do dia da independência.

Realizada na sede da loteria nacional, fundada em 1770 pelo rei espanhol Carlos 3º, a rifa faz parte do esforço de López Obrador de se colocar como um líder que está libertando o país de décadas de corrupção.

Dos 6 milhões de cupons oferecidos, 100 vencedores ficarão com 20 milhões de pesos cada, ou pouco menos de 1 milhão de dólares. Na semana passada, apenas 70% dos cupons tinham sido vendidos, mas uma onda de interesse de última hora levou a longas filas nas cabines de loteria.

O dinheiro do prêmio é parcialmente financiado pela venda de bens confiscados pelas autoridades, incluindo itens de suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas.

A rifa foi criada depois que o governo fracassou em suas tentativas de vender a aeronave utilizada pelo ex-presidente Enrique Peña.

(Reportagem adicional de Stefanie Eschenbacher)

Leitores On Line