Mesmo com proibição de permanência em praias, Ferrugem tem número considerável de pessoas na orla

Entrou em vigor neste sábado (18) novo Decreto estadual que proíbe a permanência e concentração de pessoas em praças, parques e praias. Nestes locais, estão permitidas apenas a realização de atividades físicas individuais, o que não é o caso do flagra deste sábado na Praia da Ferrugem.


Mesmo com proibição de permanência em praias, Ferrugem tem número considerável de pessoas na orla

Pessoas desrespeitam Decreto e permanecem na orla da Ferrugem (Fotos: Divulgação/Redes Sociais)

Contrariando o novo Decreto estadual que entrou em vigor neste sábado (18), proibindo a permanência e concentração de pessoas em praias, uma quantidade considerável de pessoas foi flagrada na orla da Praia da Ferrugem, em Garopaba, durante todo o dia. Os “desavisados”, talvez não saibam o risco que estão correndo, em meio a pandemia do Coronavírus (Covid-19), e o alto nível de contágio que o Litoral catarinense está classificado, baseado em dados da Secretaria de Estado da Saúde. As medidas restritivas seguem até o final deste mês.

Nas fotos e vídeos divulgados nas redes sociais é possível ver pessoas sentadas na areia conversando, em rodas, com roupa de banho, sem qualquer proteção. Não se vê, um sequer usando máscaras. O “fique em casa”, para esse povo, entrou em um ouvido e saiu no outro. Nem parece que a cidade já tem casos de transmissão comunitária.

O Decreto proíbe a concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praias e praças e permite apenas que pessoas realizem apenas a prática de atividades físicas individuais.

O município poderia, mas não fez, decreto restringindo ainda mais as atividades, como Imbituba, por exemplo, fez. Na cidade vizinha está proibida a prática de atividades esportivas aquáticas e a permanência das pessoas nas faixas de areia de praias, rios e lagoas, permitindo apenas a atividade de pesca artesanal.

Fiscalização

Mesmo com proibição de permanência em praias, Ferrugem tem número considerável de pessoas na orla

De acordo com o comandante da Polícia Militar de Garopaba, capitão Israel Nascimento Damázio, foram recebidas cinco denúncias de descumprimento das medidas restritivas, neste sábado. Uma delas foi na região da Ferrugem, onde os policiais orientaram as pessoas quanto as normas vigentes.

O comandante destaca ainda que a maioria das denúncias é com relação a estabelecimentos comerciais que estariam descumprindo orientações de segurança no combate à Covid-19. Ainda neste sábado, a PM fez operação conjunta com agentes de Saúde da Prefeitura de Garopaba.

Com Agências