MArquE participa do Fórum Acervos Arqueológicos nas Redes com novo vídeo

O projeto de climatização da Reserva Técnica III do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC) participou com um vídeo do IV Fórum Acervos Arqueológicos nas Redes.

A Reserva III do MArquE armazena o acervo osteológico humano, e agora contará com controle e monitoramento do ambiente (temperatura e a umidade relativa) com a implantação do Sistema REAQUIS e do Sistema Climus. Os sistemas foram desenvolvidos especialmente para serem utilizados em ambientes de guarda de acervos, museus e exposições pelo professor Saulo Guths (Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC), que também participa do projeto.

A “Climatização da Reserva Técnica III do MArquE: Coleção Osteológica Humana” foi contemplada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura. Com coordenação da arqueóloga do MArquE Luciane Zanenga Scherer, conta com a participação da conservadora/restauradora do MArquE, Vanilde Rohling Ghizoni.

O acervo é proveniente de pesquisas arqueológicas, somando mais de 300 esqueletos oriundos de sítios pré-coloniais e históricos localizados no território catarinense. O acervo é pesquisado por alunos de graduação e pós-graduação, somando-se a isto algumas parcerias firmadas entre o MArquE e outras instituições e laboratórios nacionais e estrangeiros, incluindo pesquisas de DNA humano antigo e análises isotópicas.

Desta forma, muitos dados são gerados em cima desta coleção, agregando informações importantes para o entendimento de grupos humanos passados, seu estilo de vida e suas transformações ao longo dos tempos, incluindo os processos de saúde e doença destas populações.

Com Agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.