Live aborda a importância da diversidade na representação política

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (Nepegeo) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta quarta-feira, 5 de agosto, a live Qual a importância da diversidade na representação política?. A atividade tem início às 19h30 e será transmitida pelo canal do Nepegeo no Youtube.

“Estamos de frente a uma das maiores crises políticas do século XXI no Brasil. Dentro dessa realidade precisamos refletir que a diversidade é um valor fundamental para a democracia, e que por ela devemos enxergar a importância da representatividade política. Neste cenário, é preciso também considerar as interseccionalidades, incluindo em todas as pautas e demandas as dimensões de classe, gênero e raça. Por isso, é importante politizar a estrutura partidária e a participação nos três  poderes (judiciário, legislativo e executivo), debatendo as lógicas conservadoras e as práticas preconceituosas que ajudam a explicitar a baixa atuação de negros/as, gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. Isso não significa dizer que eles não existam, a questão é como essa realidade tende a valorizar exclusivamente representatividades hegemônicas e dominantes”, informam os organizadores. 

A transmissão contará com a participação de Carla Ayres e Paulo Cabral. Os convidados irão refletir sobre e indicar caminhos de superação dessas lógicas e práticas. Também falaram sobre a quem interessa o domínio da representatividade política e a importância da diversidade nos processos políticos.

Carla Ayres é cientista social, candomblecista, ativista feminista e LGBTI+, defensora dos Direitos Humanos. Já atuou como consultora de políticas públicas para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a ONU Mulheres e foi conselheira nacional LGBTI+. É filiada ao PT desde 2004.  Em 2016 foi candidata a vereadora em Florianópolis, e terceira suplente da chapa.

Pedro Cabral Filho possui graduação em Educação Artística e Licenciatura Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), mestrado em Educação pela UFSC e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é conselheiro da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e professor da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Atuando junto ao partido PSOL, trabalha nos debates da educação pública, questão racial e LGBTQI+.

Leitores On Line