Líder de organização criminosa venezuelana é preso em Boa Vista

José Jesus, conhecido como ‘El Chuchu’, de 30 anos, era considerado um dos criminosos mais procurados da Venezuela e estava foragido há cerca de três meses. O líder de uma organização criminosa venezuelana, José Jesus Figuera Alcala, conhecido como ‘El Chuchu’, de 30 anos, foi preso em Boa Vista, informou a Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (16).
José Jesus era considerado um dos criminosos mais procurados da Venezuela e estava foragido do país há cerca de três meses, quando quatro integrantes da quadrilha foram presos.
A organização operava na Venezuela encomendando veículos roubados, alienados ou com restrições judiciais. Eles forjavam as documentações dos carros e confeccionavam placas clandestinas para que pudessem circular.
De acordo com a PF, a quadrilha recebia apoio de comparsas no Instituto Nacional de Transporte Terrestre da Venezuela, e foi responsável por despachar mais de 50 veículos ilegais para a Venezuela e Colômbia.
A operação Centurião foi deflagrada simultaneamente em Boa Vista, coordenada pela Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), e em Tabatinga, no Amazonas, sob coordenação da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos.
Em Tabatinga, foram apreendidos três veículos de luxo que seriam transportados para a Colômbia. Já em Boa Vista, além do líder do grupo, foi apreendido um carro que seria levado à Venezuela.
Conforme a PF, José Jesus será indiciado por organização criminosa, receptação qualificada, fraude processual e estelionato e será encaminhado ao Centro de Recebimento e Triagem no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) no Amazonas, onde ficará à disposição da Justiça.
Leitores On Line