Lá Vem o Enem 2020: veja aula de filosofia sobre Natureza do Conhecimento


Confira principais teóricos do assunto para melhorar preparação para prova de Ciências Humanas e redação. Professor da PB apresenta aula de filosofia sobre a Natureza do Conhecimento
O professor de filosofia Márcio Krauss apresentou uma videoaula especial para o Lá Vem o Enem 2020 sobre Natureza do Conhecimento. Dominar o tema pode aumentar sua nota na prova de ciências humanas e também serve de bagagem para a redação, por isso é preciso prestar atenção nos principais nomes do assunto.
Confira a página especial do Lá Vem o Enem 2020
Acesse o canal do Lá Vem o Enem no Telegram
É impossível falar de conhecimento sem citar a epistemologia – área da filosofia que estuda como o conhecimento é criado.
Na filosofia antiga, Sócrates não pensa o conhecimento como algo que é transmitido: ele acredita que o saber já está no ser. Platão defende reminiscência; a memória – para o filósofo, a alma é imortal e traz o saber dentro dela. Não existe uma transmissão e sim a recordação, ativada com o uso da racionalidade. Já Aristóteles acredita na importância do hábito, experiência e sentidos na obtenção dos conhecimentos.
Na filosofia medieval, dois nomes chamam atenção. Santo Agostinho coloca a fé sobre a razão. Ele cria a Teoria da Iluminação, que defende a dependência do ser humano de uma iluminação divina para obter o saber. São Tomás de Aquino pensa diferente e teoriza que a razão nos dar capacidade de obter um tipo de conhecimento, o intelectual, e a fé nos dá outro tipo de conhecimento, o espiritual.
Já a filosofia moderna é marcada pelo embate entre empirismo, que coloca os sentidos acima da razão, e o racionalismo, que coloca a razão acima dos sentidos na obtenção do conhecimento.
Neste contexto, vários nomes merecem sua anotação. René Descartes constrói filosofia de crítica ao empirismo. Francis Bacon é o pai da ciência moderna; traz o empirismo indutivo ou empirismo científico. Já John Locke ajudou a popular o empirismo através da expressão Tábula Rasa: a mente humana seria uma folha em branco cujo conhecimento vai sendo escrito a partir da experiência.
As videoaulas do Lá Vem o Enem 2020, realizadas em parceria com a FPB, com temas que podem ser abordados na prova, vão ser publicadas toda quarta-feira no G1 Paraíba, e um quiz sobre o mesmo assunto estará disponível na sexta-feira seguinte para testar os conhecimentos do candidato.
O Lá Vem o Enem 2020 é uma realização da Rede Paraíba de Comunicação, com conteúdos veiculados no G1 Paraíba, TVs Cabo Branco e Paraíba, CBN Paraíba e Jornal da Paraíba.
Lá Vem o Enem 2020: professor de filosofia da PB apresenta aula virtual sobre Natureza do Conhecimento
FPB/Reprodução
Leitores On Line