La Casserole comemora 66 anos com campanha de arrecadação e doação de refeições

Para celebrar os seus 66 anos, completados no dia 6 de maio, o restaurante francês La Casserole lançou a campanha Aniversário Solidário. A cada R$ 20 arrecadados via crowdfunding, a iniciativa doa uma refeição completa.

O foco da campanha são pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, em especial moradores de rua. Até o momento, foram arrecadados mais de R$ 80 mil. As doações alcançaram 3.900 refeições, atingindo 70% da meta do projeto.

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Segundo a proprietária do La Casserole, Marie-France Henry, a preocupação com a segurança alimentar no Brasil, principalmente o combate à fome, faz parte do DNA do tradicional bistrô, situado no Largo do Arouche.

Marie-France já atuou em outras mobilizações no setor, como o curso Diversidade à Mesa —implantado numa penitenciária em Guarulhos, visando a formação em gastronomia de reeducandos LGBTs— e o Banquetaço, movimento que, em 2017, reuniu agricultores, ativistas, cozinheiros e donos de restaurantes contra a distribuição da chamada “farinata”, proposta pela prefeitura de João Doria (PSDB-SP) como política de combate à insegurança alimentar.

Com a pandemia do coronavírus e suas graves consequências, de acordo com ela, veio a hora do La Casserole “ir para as ruas”.

“Ficou muito claro para nós que era a hora de sair do restaurante e transformá-lo em um projeto que possa lidar com a fome nesse momento”, afirma a dona do bistrô, fundado por seus pais, Roger e Fortunée, em 1954.

Para montar a logística e a estrutura necessárias para implantar o Aniversário Solidário, Marie-France mirou outras iniciativas do tipo, como a Cozinha de Combate, que distribui marmitas para a população de rua da região central de São Paulo.

Para ela, as responsabilidades sociais de empreendedores são cada vez maiores, sobretudo em um contexto em que os poderes públicos não priorizam o combate à fome —ela lembra, por exemplo, a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, em 2019, entidade que centralizava as iniciativas de todo o país.

A campanha Aniversário Solidário não tem fins lucrativos e, além da doação de refeição, converte o valor arrecadado para cobrir os gastos fixos do restaurante (ingredientes, conta de luz, salários, etc). Cerca de 50 famílias —de funcionários, fornecedores e pequenos produtores— são beneficiadas ​pela iniciativa.

Embora pensada como reação ao contexto de crise, para Marie-France a mobilização deve ter continuidade após a pandemia. “Estamos avaliando como um projeto de médio e longo prazo”, afirma.

As doações para o projeto podem ser realizadas pelo site.

COM AGÊNCIAS