Jornalismo de Soluções na RBS será tema de painel em evento da Abraji

Marta Gleich apresentará painel sobre Jornalismo de Soluções. Crédito: Lucas Borba.

Marta Gleich apresentará painel sobre Jornalismo de Soluções. Crédito: Lucas Borba.

Para apresentar uma das recentes apostas jornalísticas do Grupo RBS, a diretora de Jornalismo de Jornais e Rádio, Marta Gleich, participa nesta sexta-feira (11) do 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo por meio do painel “O que é, afinal, o Jornalismo de Soluções?”. Marta, que é coordenadora do projeto Jornalismo de Soluções na RBS, irá abordar os princípios dessa prática jornalística e o case da empresa em sua adesão. O painel conta também com a participação de Priscila Pacheco, repórter da agência de checagem Aos Fatos.

Quais são os motivos para adotar essa linha editorial, o que é (e o que não é) Jornalismo de Soluções e como colocar em prática esses conceitos nas redações são alguns dos pontos que Marta irá abordar durante o painel. Além disso, na apresentação, a jornalista também irá relatar como está sendo o processo de implementação do Jornalismo de Soluções na RBS, com exemplos de conteúdos e avaliação dos jornalistas da empresa.

Em todos os veículos da RBS, o Jornalismo de Soluções foi intensificado nos últimos meses, como forma de ampliar espaços de debate sobre saídas para problemas que a sociedade gaúcha enfrenta. Em junho, os veículos jornalísticos se uniram em uma produção integrada para debater sobre o sistema de transporte público em Porto Alegre, por exemplo. Desde então, dezenas de conteúdos do Jornalismo de Soluções foram divulgados na RBS TV, Gaúcha, Zero Hora, Diário Gaúcho, Pioneiro e GZH. Todas essas reportagens podem ser conferidas em GZH e G1.

O painel será transmitido a partir das 20h e é aberto ao público. Para participar, basta se inscrever no site do congresso. As inscrições são gratuitas.

Sobre o 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo – Promovido pela Abraji, o evento será realizado virtualmente, de 11 a 12 de setembro. Considerado o maior evento de jornalistas do Brasil, o congresso trata de temas relevantes sobre a imprensa brasileira e internacional, de novas técnicas de apuração às iniciativas que estão mudando o estado da arte da reportagem.

Leitores On Line