Joinville tem 14 candidatos à Prefeitura: veja quem são

As eleições municipais estão se aproximando e, em Joinville, a corrida eleitoral tem tudo para ser acirrada: até agora, são 14 candidatos homologados para concorrer ao principal posto do Executivo na cidade.

O prazo para os partidos políticos realizarem suas convenções e definirem os nomes para a disputa se encerrou nessa quarta-feira (16), mas o cenário ainda pode mudar até 26 de setembro, último dia para as siglas registrarem seus candidatos na Justiça Eleitoral. 

Enquanto as candidaturas não são oficializadas, conheça os candidatos que colocaram seus nomes na corrida eleitoral e foram confirmados em convenções.

Adriano Bornschein Silva (Novo)

Vice: Rejane Gambin (Novo)

Adriano Bornschein Silva é o candidato do Novo nas eleições municipais – Foto: Divulgação/ND

Adriano Bornschein Silva tem 42 anos e é formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi diretor comercial e de marketing da empresa Catarinense Pharma, que pertence a sua família, e há seis anos é presidente da instituição. Também preside a Força Empresarial para Emergências (FEE). Há mais de 15 anos, é voluntário e faz plantão de socorrista no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. É a primeira vez que se candidata a um cargo público.

Adriano Mesnerovicz (PSTU)

Vice: Ricardo Lautert (PSTU)

Adriano Mesnerovicz concorre nas eleições pelo PSTU – Foto: Divulgação

Adriano Mesnerovicz tem 37 anos, é natural de Joinville e tem formação em História. Trabalhou como garçom durante 15 anos e, desde 2012, atua como professor. Seu ingresso na política se deu na Escola Celso Ramos, onde participou do movimento estudantil. É ativista de movimentos sociais, em especial das pautas ligadas às causas LGBT. É militante no partido desde 2015 e esta é a primeira vez que concorre em uma eleição.

Anelisio Machado (Avante)

Vice: Joacir Siqueira de Souza (Avante)

Anelisio Machado concorre pela primeira vez nas eleições – Foto: Divulgação/ND

Anelisio Machado tem 54 anos, é técnico em Mecânica, graduado em Pedagogia e pós-graduado em Gestão de Pessoas. É proprietário de uma escola de educação profissional e supletivo, diretor de uma emissora de TV e presidente do Fluminense de Joinville. Em 2018, se candidatou ao cargo de deputado estadual, mas não foi eleito. Esta é a primeira vez que concorre a prefeito nas eleições municipais.

Darci de Matos (PSD)

Vice: Rodrigo Fachini (PSDB)

Darci de Matos concorre à prefeitura de Joinville pela terceira vez – Foto: Divulgação/ND

Darci de Matos tem 57 anos, é formado em Economia pela Univille e pós-graduado em Administração e Marketing. Como servidor, teve passagens pela Fundação Municipal 25 de Julho, pela Fundamas e por escolas estaduais. Foi eleito vereador de Joinville em 2000 e 2004, onde foi presidente da Câmara por duas vezes. Em 2008 e em 2016, foi candidato à prefeitura de Joinville, chegou ao segundo turno, mas não se elegeu. Desde 2018, é deputado federal por Santa Catarina.

Eduardo Zimmermann (PTC)

Vice: Capitão Everaldo Avila (PTC)

Esta é a primeira vez que Eduardo Zimmermann concorre a um cargo eletivo – Foto: Divulgação/ND

Eduardo Zimmermann tem 34 anos, é formado em Engenharia Mecânica pela UFSC, em Administração pela Udesc e é especialista em Controle Público pelo TCE-SC. Foi secretário executivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente por quatro anos e, em 2019, foi coordenador-geral na Secretaria Nacional de Juventude, em Brasília. Desde 2012, é servidor de carreira de nível superior do IMA (Instituto do Meio Ambiente). É a primeira vez que concorre a um cargo eletivo.

Fernando Krelling (MDB)

Vice: Rosane Bonessi (MDB)

Fernando Krelling concorre ao Executivo pelo MDB – Foto: Divulgação/ND

Fernando Krelling tem 38 anos, é formado em Educação Física e pós-graduado em Treinamento Desportivo e Gestão Pública. Em 2012, foi candidato a vereador, mas não se elegeu. Foi presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej) em 2013. Já em 2016, se candidatou novamente e conseguiu um lugar na Câmara de Vereadores, onde foi presidente do Legislativo. Em 2018, foi eleito deputado estadual de Santa Catarina.

Francisco de Assis Nunes (PT)

Vice: Antonia Grigol (PT)

Francisco de Assis é candidato à prefeitura pelo PT – Foto: Divulgação/ND

Francisco de Assis Nunes tem 58 anos e é formado em Gestão Pública pela Universidade do Contestado. Tem experiência como representante comercial, microempreendedor individual e corretor de imóveis. Foi Secretário Municipal de Turismo de Itapema e presidente da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville, a antiga Conurb. Foi vereador, deputado estadual e deputado federal. Em 2016, concorreu como vice-prefeito.

Ivandro de Souza (Podemos)

Vice: Angélica Ponciano (DEM)

Ivandro de Souza é o candidato do Podemos – Foto: Divulgação/ND

Ivandro de Souza tem 50 anos e é do segmento da construção civil. Tem participação em entidades de classe empresariais, sociais e filantrópicas e, na década de 90, comandou a Secretaria Municipal de Habitação de Joinville. Começou a trabalhar com 13 anos como office boy e se tornou corretor de imóveis aos 19. Com 20, abriu a atual empresa, que hoje atua no ramo da construção civil. Essa é a primeira vez que ele concorre nas eleições.

James Schroeder (PDT)

Vice: indefinido

James Schroeder concorre à prefeitura pela primeira vez – Foto: Divulgação/ND

James Schroeder tem 53 anos, é engenheiro agrônomo pela UFSC e especialista em Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente pela Univille. Como servidor da prefeitura, teve passagens pela Fundema, Escola Agrícola Carlos Heins Funke, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Fatma, Defesa Civil e como presidente da Fundação 25 de Julho. Está no terceiro mandato consecutivo na Câmara de Vereadores.

Levi Rioschi (DC)

Vice: Simone Rietter (DC)

Levi Rioschi é candidato pelo DC na disputa à cadeira de prefeito de Joinville – Foto: Divulgação/ND

Levi Rioschi tem 47 anos, é formado em Gestão Pública pela Faculdade Unopar Joinville e é gestor público e profissional liberal. Foi secretário parlamentar da Câmara Federal entre 2009 e 2011 e secretário da Receita Federal de 2007 a 2008. Eleito vereador em 2013, presidiu a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores entre  2014 a 2015, mesmo período em que foi membro da Comissão de Agricultura, Comércio e Indústria.

Marco Aurélio Marcucci (Republicanos)

Vice: Israel Petróleo (Republicanos)

Marco Aurélio Marcucci é o candidato do Republicanos – Foto: Divulgação/ND

Marco Aurélio Marcucci tem 53 anos e, atualmente, é advogado criminal. Foi funcionário público da Polícia Civil por 24 anos, oito no Departamento de Homicídios de São Paulo e 16 como delegado em Santa Catarina, onde atuou em várias cidades. Em Joinville desde 1999, foi delegado titular da DIC (Divisão de Investigação Criminal) e delegado regional de polícia. Foi eleito vereador em 2004 e assessor parlamentar da Alesc em 2019 e 2020.

Mayara Colzani (PSOL)

Vice: Francisco Aviz (PSOL)

Mayara Colzani é candidata à prefeitura pelo PSOL – Foto: Divulgação/ND

Mayara Colzani tem 27 anos e é estudante de Medicina Veterinária na Unisociesc. Cursou dois anos de Matemática na Udesc e fez curso técnico em Eletrotécnica no Cedup. O início de sua trajetória política ocorreu aos 13 anos, quando participou de um encontro relacionado aos trabalhadores da antiga Cipla. Foi assessora do mandato do ex-vereador Adilson Mariano. Esta é a primeira vez que ela concorre nas eleições.

Nelson Coelho (Patriota)

Vice: ainda indefinido

Nelson Coelho estreia como candidato a prefeito nessas eleições – Foto: Divulgação/ND

Nelson Coelho é tenente-coronel da reserva da Polícia Militar de Santa Catarina, instituição que serviu por 30 anos. Foi comandante do 8º Batalhão de Joinville, onde encerrou sua participação na PM-SC. É bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar e pós-graduado como especialista em Segurança e em Aviação. Foi eleito vice-prefeito de Joinville em 2016.

Tânia Eberhardt (Cidadania)

Vice: Anselmo Fábio de Moraes (Solidariedade)

Tânia Eberhardt é a candidata do Cidadania à prefeitura de Joinville – Foto: Alceu Bett/Divulgação/ND

Tânia Eberhardt tem 68 anos e é formada em Pedagogia. Como servidora municipal concursada, atuou em diversos órgãos do governo, como as secretarias de Saúde, Assistência Social e Recursos Humanos, Hospital São José e Fundamas. Foi secretária do Estado da Saúde e diretora geral do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. Foi vereadora por dois mantos consecutivos, de 2004 a 2012.

  • O médico Dalmo Claro, que era pré-candidato pelo PSL, não vai mais concorrer à prefeitura. O partido decidiu fechar aliança com o MDB. Segundo nota oficial, a decisão partiu de uma orientação da executiva estadual do PSL. “Aceito a decisão feita pela Executiva, mas aviso que não estarei nesta aliança”, disse Dalmo.
Leitores On Line