Joinville é a segunda cidade com mais casos de coronavírus em Santa Catarina

foto mostra agente de saúde medindo a temperatura de homem na entrada do terminal
Cidade mantém medidas mais restritivas e anunciou redução ainda maior nas linhas de ônibus

(Foto: Patrick Rodrigues/ NSC Total)

Joinville tornou-se a segunda cidade com maior número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina. Os dados são do Governo do Estado, que publicou um boletim na noite desta quarta-feira (1ª) divulgando as informações atualizadas da pandemia. Até terça-feira, a cidade estava em terceiro na lista e, há cerca de 15 dias, era a sétima em número de casos do Estado. À frente de Joinville está Chapecó, com 2.493 casos.

Nesta semana, uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) indicou que Joinville seria o novo epicentro do coronavírus no Estado, devido ao aumento expressivo de testes positivos. Até agora, 1.931 diagnósticos positivos de moradores de Joinville já entraram no sistema da Secretaria do Estado de Saúde — no sistema da Prefeitura de Joinville, os casos confirmados da cidade já ultrapassaram a marca de 2 mil. A NSC utiliza, em sua cobertura, os dados do sistema estadual.

Joinville também mantém-se como a que mais registrou mortes de moradores: foram 39 em 92 dias, desde que o primeiro óbito ocorreu na cidade. Não houve mortes nas últimas 24 horas — as últimas foram na segunda-feira (29), quando três pessoas que contraíram a doença faleceram.

Segundo a Prefeitura de Joinville, 1.002 pessoas já se recuperaram da doença. Nesta quarta-feira, havia 54 pessoas internadas na cidade: 29 em leitos de UTI e 25 em enfermarias. Houve uma ampliação de leitos de UTI, com mais três vagas exclusivas para Covid-19. Neste momento, o índice de ocupação em UTIs, contando redes pública e privada, é de 63%.

Em toda a macrorregião do Nordeste e do Planalto Norte de Santa Catarina, foram confirmados 3.379 casos, no total. A macrorregião registrou 60 mortes por coronavírus em suas cidades.

Municípios do Norte e Nordeste de SC com casos confirmados de coronavírus

Araquari – 68
Balneário Barra do Sul – 27
Barra Velha – 65
Campo Alegre – 3
Canoinhas – 134
Corupá – 86
Garuva – 16
Guaramirim – 90
Itaiópolis – 4
Itapoá – 34
Jaraguá do Sul – 288
Joinville – 1931
Mafra – 29
Massaranduba – 57
Papanduva – 21
Porto União – 13
Rio Negrinho – 52
São Bento do Sul – 139
São Francisco do Sul – 84
São João do Itaperiú – 12
Schroeder – 36
Três Barras – 185

 

Municípios do Norte e Nordeste de SC com casos confirmados de coronavírus

Araquari – 1
Garuva – 1
Itaiópolis – 2
Itapoá – 1
Jaraguá do Sul – 4
Joinville – 39
Massaranduba – 1
Papanduva – 4
São Bento do Sul – 4
São Francisco do Sul – 3

COM AGÊNCIAS