Intel Xe HPG: GPUs para games podem ter modelo com 7.680 núcleos e 23 TFLOPs

Mesmo enfrentando dificuldades e atrasos com seus processadores, a Intel já trabalha duro para a sua tão esperada estreia no mercado de GPUs. Estabelecida na arquitetura Intel Xe, os novos chips gráficos dedicados da gigante de Santa Clara já demonstraram um pouco do seu poder com o lançamento da 11ª geração Tiger Lake de processadores, e com apresentações da companhia sobre a série para computadores de alta performance Xe HP, que atingiu impressionantes 42TFLOPs de desempenho.

A linha de GPUs da Intel é dividida entre Xe LP, para notebooks e ultrabooks, a já citada Xe HP de alta performance, a Xe HPC para servidores e data centers, bem como a Xe HPG, voltada para jogos, que acaba de ter novos rumores divulgados. De acordo com o site VideoCardz, a gigante de Santa Clara estaria se preparando para lançar um modelo gamer com 960 EUs, o que resultaria em nada menos de 7.680 núcleos, capazes de gerar 23 TFLOPs de poder computacional.

Esse modelo, que deve assumir o topo da linha, seria desenvolvido para competir em pé de igualdade com as recém-lançadas placas GeForce RTX 3000, e com a nova família Radeon RX 6000, que chega em outubro. Como comparação, a RTX 3080, um dos modelos mais parrudos da Nvidia, conta com 8704 núcleos e atinge os 29,8 TFLOPs.

Clique aqui para ler mais

Leitores On Line