Instituições de ensino lançam cursos livres e técnicos pela internet; confira as opções

O isolamento social necessário para conter o avanço do coronavírus no país apresentou a muitas pessoas a possibilidade de cursar aulas online. Quem gostou da experiência deve continuar encontrando opções nesta modalidade ou híbridas, mesmo após a pandemia. Isso porque instituições de ensino como Firjan Senai, Senac, PUC, Estácio e Faetec estão investindo no segmento.

A Firjan Senai, por exemplo, lançou 989 vagas em 12 cursos técnicos de Educação a Distância (EaD) no formato híbrido, no Estado do Rio, dos quais nove são inéditos. Os cursos terão aulas virtuais, tutoria, material estruturado para estudo, exercícios e simuladores no segundo semestre de 2020. Já em 2021, haverá também aulas práticas, em momentos presenciais aos sábados, em laboratórios ou oficinas, caso haja possibilidade, ou por meio de simuladores nas plataformas de aprendizagem.

Algumas formações em destaque são: Mecatrônica, Manutenção e Suporte em Informática e Manutenção Automotiva. Para ver a lista completa, no entanto, acesse o site.

O Senac também retoma seu período letivo, com novidades: mais de 50 cursos técnicos e livres, totalmente remotos, nas áreas de Saúde, Tecnologia da Informação, Moda, Logística, Administração e Gestão, Design, RH e Marketing Digital, entre outras. E a pandemia também virou tema para aulas, inspirando os Workshops de Biossegurança e Boas Práticas de Prevenção à Covid-19.

Todos os cursos contam com apostila e material complementar de estudos, acesso à plataforma do ambiente virtual de aprendizagem; uma sala de aula virtual com recursos de interatividade e avaliação; e acervo de vídeos e conteúdos do curso. Para mais informações sobre horários, valores e formas de pagamento, acesse o site.

Na Estácio, os lançamentos são mais de cem cursos de pós-graduação digitais, entre os 220 oferecidos. São formações nas áreas de Saúde, Nutrição, Cinema, Comunicação, Administração, Meio Ambiente e Educação, entre outras, que podem ser conferidas aqui.

— Fizemos uma grande ampliação de ofertas nas áreas da Saúde e licenciatura. Estes cursos se somam ao nosso forte portfólio de cursos de Gestão, Direito e Tecnologia. Com mais opções o aluno pode selecionar um assunto mais específico para a sua formação — explica Eduardo Senise, diretor de Pós-Graduação e Novos Negócios da Estácio.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), por sua vez, criou cursos de extensão online durante a pandemia e programa, para o fim de agosto e setembro, o início de nove opções nas áreas do Direito, Medicina e Negócios, entre outras. As insrições acontecem neste link.

Em breve, deve haver opções gratuitas disponíveis. Isso porque a a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) já solicitou ao Conselho Estadual de Educação autorização para oferecer dois novos cursos nesta modalidade — Técnico em Logística e Técnico em Guia de Turismo —, além de estar estruturando o curso Técnico de Secretaria Escolar e já oferecer o Técnico em Administração, desde 2019, em parceria com o Cecierj.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line