Saturday, 15 August, 2020

JORNAL TIJUCAS

Incêndios no Pantanal sul mato-grossense dão trégua e poluição do ar diminui


Os incêndios que tomaram o pantanal sul mato-grossense nos últimos dias deram uma trégua nesta sexta-feira (31), melhorando, assim, a poluição do ar de cidades como Corumbá, na fronteira com a Bolívia.

O município tem cerca de 110 mil habitantes e vinha sofrendo com a fumaça de queimadas na região, atípicas para o mês de julho, já que a seca no local começa a partir de agosto.

O presidente do Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios no Pantanal, Isaque do Nascimento, da Defesa Civil de Corumbá, destaca que as queimadas neste ano estão muito acima da média histórica e que só foi possível amenizar os incêndios com ajuda do estado e da União.

O estado de Mato Grosso do Sul teve que decretar estado de emergência ambiental, válido por até 180 dias tanto em Corumbá quanto no município de Ladário.

No último sábado, dia 25 de julho, o ministério da Defesa montou uma força-tarefa para controle dos incêndios com reforço de helicópteros. A presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal de Corumbá, Ana Cláudia Boabaid, ressalta que, apesar da melhora, o período da seca segue até outubro.

A poluição fez disparar ainda a procura por atendimento médico nos postos de saúde de Corumbá, que também enfrenta aumento da demanda por conta da pandemia no novo coronavírus.

Quando começou a Operação Pantanal, do Ministério da Defesa, havia 21 focos de incêndio em Ladário e Corumbá. Segundo dados da operação, esse número caiu para seis.

Obter novas postagens por e-mail:

Cadernos

Confira…



Fale conosco
redacao@jornaltijucas.com.br 
+554833330097

 

Leitores On Line

 

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE