Ideb: Acre atinge meta nas séries iniciais do ensino fundamental, mas desempenho nos anos finais fica abaixo do esperado


Meta para anos finais do ensino fundamental era 5,3 e ensino médio 4,8, mas estado obteve 4,9 e 3,9 de desempenho, respectivamente. Dados foram divulgados nesta terça-feira (15). Acre atinge meta nas séries iniciais do ensino fundamental, mas desempenho nos anos finais fica abaixo do esperado
Rede Amazônica Acre
Apesar de superar a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 para os anos iniciais do ensino fundamental, o estado do Acre teve um desempenho abaixo do esperado conforme os alunos avançam no sistema de ensino.
Os dados divulgados nesta terça-feira (15) apontam que, em 2019, o Acre teve um desempenho de 5,9 nos anos iniciais do ensino fundamental (até o 5º ano), sendo que a meta era de 5,4, somando escolas públicas e particulares.
O estudo mostra ainda que, considerando todas as escolas públicas, 61,6% dos municípios de todo país alcançaram a meta proposta para 2019 com relação aos anos iniciais do ensino fundamental.
O Acre ficou entre os estados com maior percentual de municípios que atingiram a meta. Conforme os dados, o Ceará ficou 98,9%, em seguida vem Alagoas com 94,1% e o Acre com 85,7%. Abaixo de 50% estão Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Já nos anos finais do ensino fundamental (até o 9º ano), o desempenho das escolas públicas e privadas do Acre em 2019 foi de 4,9. O número ficou abaixo das projeções para o ano passado, que era de 5,3.
Em relação a 2017, o Ideb do ensino médio avançou somente 0,1 ponto em 2019 no Acre. Com o baixo crescimento observado, o Acre ainda está distante da meta projetada, que é de 4,8.
Com relação à taxa de aprovação, o Acre está entre os seis estados com índices superiores a 90%. Os únicos estados que tiveram queda na taxa de aprovação foram Mato Grosso e Santa Catarina.
Ensino médio do Acre não atinge nota esperada de qualidade
Arte/G1
Dados nacionais
Nacionalmente, os números do Ideb 2019 também mostraram que o nível de qualidade do ensino médio brasileiro continua abaixo do esperado pelo Ministério da Educação (MEC). Embora tenha havido avanços em relação a 2017, o país não atinge a meta nessa etapa de ensino desde 2013.
A meta nacional a ser cumprida em 2019, somando escolas públicas e particulares, era 5, mas a média foi inferior a isso: 4,2.
Assim como o Acre, em 2019, o Brasil bateu a meta para os primeiros anos de aprendizagem (até o 5ª ano). Mas não atingiu o mínimo proposto para a avaliação dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) pela quarta vez consecutiva.
O que é Ideb?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de qualidade do ensino fundamental e do ensino médio.
Foi criado em 2005 pelo MEC, que o divulga, desde então, a cada dois anos.
Como o Ideb é calculado?
O Ideb é um índice de 0 a 10, calculado com base em dois fatores:
índices de aprovação/reprovação dos alunos e de abandono dos estudos, medidos no Censo Escolar;
notas em provas de português e de matemática no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Para ter um bom Ideb, é preciso ter baixas taxas de reprovação e de abandono de estudos, além de resultados satisfatórios no Saeb. Essa avaliação é aplicada sempre no fim de cada etapa.
O Inep traça médias individuais para os estados, justamente porque são situações heterogêneas – há regiões com maior índice de pobreza, por exemplo, que terão obstáculos maiores para melhorar a qualidade da educação.
Por isso, ao analisar um ranking nacional do Ideb, é preciso ter em mente que cada estado tem desafios próprios. A listagem é apenas para fins didáticos – o critério ideal de comparação é analisar quanto a região evoluiu nos últimos anos, em seus próprios índices, além de verificar se atingiu a meta definida pelo Inep.
Como o Ideb é divulgado?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga o Ideb de cada escola, município e estado. Além de calcular as médias, o órgão detalha o desempenho das redes municipais, estaduais, públicas e privadas.
Os índices são sempre calculados em três etapas da educação básica:
anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano);
anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano);
ensino médio.
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