Ideb: 13 cidades da região de Piracicaba não atingem meta nos anos finais do ensino fundamental


Quatro, das 18 cidades, atingiram meta nos três ciclos avaliados no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira: Águas de São Pedro, Mombuca, Piracicaba e São Pedro. A maioria das cidades da região de Piracicaba (SP) não atingiu a meta no segundo ciclo do ensino fundamental de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) de 2019, divulgado nesta terça-feira (15).
Região de Piracicaba não atinge meta do Ideb na maioria das cidades no segundo ciclo do ensino fundamental
Divulgação/Prefeitura de Cordeirópolis
O segundo ciclo corresponde à 8ª série/9º ano. Somente quatro cidades atingiram a meta estipulada, essas mesmas quatro também foram as únicas que chegaram ao desempenho esperado em todos os ciclos da educação básica. São elas Águas de São Pedro (SP), Mombuca (SP), Piracicaba e São Pedro (SP).
Já no primeiro, que corresponde à 4ª série/5º ano, e no ensino médio, a maioria dos municípios da região atingiram a meta estipulada. No ensino médio, duas cidades não atingiram o desempenho esperado.
A avaliação é feita pelo pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). No fim o resultado é um índice de 0 a 10 e para ter um bom Ideb é preciso ter baixas taxas de reprovação e de abandono de estudos, além de resultados satisfatórios no Saeb.
Essa avaliação é aplicada sempre no fim de cada etapa escolar: 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio. Os dados desta reportagem levam em consideração os índices da rede pública de ensino, seja municipal, estadual ou federal. Veja os resultados em cada cidade.
8ª série/9º ano do ensino fundamental
Na região, das 18 cidades da área de cobertura do G1 Piracicaba, apenas quatro atingiram a média no segundo ciclo do ensino fundamental: Águas de São Pedro (SP), Mombuca (SP), Piracicaba e São Pedro (SP).
O restante falhou não atingiu, com exceção de Saltinho (SP), cujo número de participantes do Saeb foi insuficiente para que os resultados sejam divulgados.
Ideb da 8ª série/9º ano do ensino fundamental na região de Piracicaba
Ideb: desde 2013, ensino médio brasileiro não atinge nível esperado de qualidade
Ideb: Brasil atinge outra vez meta nas séries iniciais do ensino fundamental, mas ainda falha nos anos finais
4ª série/5º ano do ensino fundamental
O primeiro ciclo avaliado pelo Ideb foi o que mais atingiu a meta nas cidades da região de Piracicaba. Somente Ipeúna (SP) não chegou ao número estipulado pelo MEC. Entre o restante das cidades, a maioria inclusive ultrapassou a meta estabelecida.
Ideb da 4ª série/8º ano do ensino fundamental na região de Piracicaba
3º ano do ensino médio
No último ciclo avaliado pelo Ideb, apenas duas cidades da região não atingiram a meta: Charqueada (SP) e Cordeirópolis (SP). Em Saltinho não houve número de participantes suficientes para que os resultados sejam divulgados.
Ideb do 3º ano do ensino médio na região de Piracicaba
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba
Leitores On Line