E uma das empresas, que trabalham com a intermediação da venda de veículos, fez o levantamento com base nos automóveis negociados em sua plataforma online. Além do Hyundai HB20
, a Instacarro aponta a presença também de quatro outros hatch compactos na lista. Confira a seguir.

1º – Hyundai HB20


Hyundai HB20
Os 6 anos de mercado do Hyundai HB20 foram de muito sucesso. E as mudanças na linha 2019 vêm para dar um folego a mais

Projetado especificamente para o Brasil sobre a mesma base do i20 de primeira geração, o hatch compacto HB20 foi lançado em 2012 e é atualmente um dos modelos mais populares do mercado brasileiro.

Durante a sua trajetória, o hatch foi reestilizado uma vez, em 2015, quando ganhou um para-choque dianteiro redesenhado, e desde o ano passado é vendido em sua segunda geração, com nova carroceria, interior e a opção de um motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível.

2º – Ford Ka


Ford Ka
Ford Ka tem o conjunto bem acertado com um dos principais trunfos do compacto diante dos rivais do disputado segmento

Lançado em 1997 no Brasil, o Ford Ka
era inicialmente idêntico ao carro vendido na Europa, mas acabou evoluindo de maneira diferente, tendo estreado em 2007 uma segunda geração que só foi produzida por aqui.

A terceira (e atual) geração foi lançada em 2014. Projetada pela filial brasileira sobre a base do Fiesta europeu de 6ª geração, o carro acabou sendo levado também para a Índia, de onde era exportado para a Europa.

3º – Ford Fiesta


Ford Fiesta
Ford Fiesta deixou de ser produzido no Brasil, mas ainda reúne uma série de qualidades que o tornam atraente no mercado de seminovos

No ano passado, o compacto premium Fiesta teve a dúbia distinção de ser o último carro produzido pela Ford na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Mas a história do hatch no mercado brasileira é bem mais antiga.

Inicialmente importado da Espanha em sua terceira geração, o Fiesta brasileiro foi lançado em 1996, já em sua quarta geração que havia sido revelada apenas oito meses antes na Europa. A quinta geração veio em 2003, trazendo simplificações em relação ao carro europeu, porém colocando o hatch entre os modelos mais populares do mercado. Durou até 2014, tendo convivido por alguns anos com o carro de sexta geração, mais caro, que era importado do México e passou a ser produzido a partir de 2013 no Brasil.

4º – Renault Sandero


Renault Sandero
Renault Sandero tem espaço e boa relação entre custo e benefício. Por isso, também aparece na lista dos mais procurados

Lançado no Brasil em 2007, o hatch Sandero foi um desenvolvimento conjunto entre os braços brasileiro e romeno da Renault, sobre a base do Dacia/Renault Logan.

Da mesma maneira que o sedã, o Sandero conquistou um público fiel ao oferecer um espaço interno incomum para um modelo da sua categoria, apesar da relativa simplicidade no projeto. A partir da segunda geração, em 2014, o modelo passou a ganhar um pouco de sofisticação, com o lançamento da versão esportiva R.S. e, no ano passado, com uma reestilização e a oferta de um câmbio automático CVT.

5º – VW Fox


VW Fox
VW Fox ganho sobrevida com mais itens de segurança na linha 2021 e também tem atraído compradores. Tem bom aproveitamento do espaço interno

Desenvolvido no Brasil sobre a base do Polo de quarta geração, o compacto lançado em 2003 se destacava pela carroceria alta, no estilo dos monovolume que faziam sucesso antes da febre dos SUVs.

Apesar dos 17 anos de mercado mantendo a mesma carroceria básica ao longo de todo esse tempo, tendo recebido reestilizações no interior e exterior e novos conjuntos mecânicos, o VW Fox
ainda segue como um dos carros mais populares da marca alemã no mercado brasileiro de seminovos.