Hora de retomar a ‘bella forma’ e preparar o verão com mais saúde

Lays Marina Matias, profissional do Studio Bella Forma e Rainha do Carnaval Florianópolis 2020 – Foto: Divulgação

Todo o período antes do verão, bate aquela vontade de se exercitar, para curtir a estação quente do ano, na melhor forma física. Mas fique atento, porque são necessários alguns cuidados básicos para que não haja lesões, na ansiedade de alcançar um corpo dos sonhos, num curto período te tempo. Lembre-se que o projeto de saúde deve fazer parte da rotina de cada um, ao longo de todo o ano.

Quem dá as dicas para esta preparação que começa para o verão é o Studio Bella Forma.  Para os profissionais deste espaço, o principal na busca do corpo ideal é agir de acordo com os limites de cada um, e os objetivos bem pensados para essa jornada. Na maioria das vezes, um corpo saudável se constrói com disciplina e paciência.

“Nós, do Studio Bella Forma, sabemos que, por tradição, acabamos sempre deixando para depois os projetos na área de saúde e quando resolvemos tomar a decisão de um projeto fitness, queremos resultados imediatos, e de quebra, ainda queremos pular etapas, acelerando tudo. Isto pode trazer riscos, então vamos deixar algumas dicas básicas para quem está nesta fase, que já treina ou que ainda vai iniciar”, afirma o diretor, Murilo Silva.

Deixando de ser sedentário

  • A prática de exercícios de intensidade moderada durante meia hora por dia é suficiente para que a pessoa deixe de ser sedentária. Esses 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada, sempre respeitando sua individualidade, mas claro que o apropriado é buscar acompanhamento com um profissional qualificado.
  • O mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções. Muitas pessoas começam atividades que não gostam, escolha o que você realmente se sente bem fazendo e corra atrás de seu objetivo.
  • Pequenas modificações nos hábitos do seu dia a dia, como subir escadas, descer do ônibus antes de seu ponto, dar uma volta com o cachorro, podem ajudar a movimentar mais e servir como incentivo para o início de uma atividade física diária. Lembramos a você que o mais simples de tudo nós podemos fazer, basta apenas adequar ao seu dia a dia.

Mantenha regularidade na rotina de exercícios

Os efeitos benéficos da atividade física são observados em pessoas se que exercitam com regularidade. Aquelas pessoas com sobrepeso nestas condições que se observam nestes momentos de isolamento podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários. E são inúmeras as possibilidades de transformação do corpo que precisam ser observadas.

 Cuidado com a intensidade!

Um minuto de atividade física intensa, caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bike, basquete, corrida, natação e ciclismo são consideradas intensas e recomendamos a avaliação com o profissional para orientar o melhor exercício.

Durante a prática de um exercício físico é possível uma redução na taxa de glicose. O indicado, principalmente para pessoas com diabetes, é que carreguem consigo algum tipo de carboidrato de rápida absorção, uma sugestão seria uma fruta, uma barrinha de cereal ou algo do tipo.

Combatendo ansiedade e depressão

As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio conhecido como molécula da felicidade). Isso é um dos fatores pelos quais nos sentimos tão bem com as atividades físicas.

Dentre os benefícios da prática de exercícios estão a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento.

De olho na saúde das crianças e jovens

Para crianças e adolescentes o ideal são 60 minutos de atividade aeróbica por dia (recreativa), três vezes por semana e de grande intensidade, para gastar a energia acumulada no período.

Não é novidade que a procura pela prática de atividade física aumenta no verão, criando cenário de academias super movimentadas, além de calçadões, parques e praias cada vez mais agitados por grupos que buscam “correr atrás do tal prejuízo”.

É neste contexto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou no ano de 2018 dados que apresentam que 23% dos brasileiros adultos são sedentários e, na classe jovem, o sedentarismo está presente em 81% dos indivíduos, e no ano 2020 os números subiram significativamente devido ao isolamento social no mundo inteiro.

Os conselhos da Rainha do Carnaval Florianópolis 2020

Veja as dicas da Rainha do Carnaval Florianópolis 020, Lays Marina Matias – Foto: Divulgação

O que muitas pessoas não se dão conta é que o verão exige mais cuidados para a prática de atividade física, como alerta a profissional de educação física, Lays Marina Matias.

“Infelizmente, nos dias de hoje, muitas pessoas estão deixando para praticar algum tipo de atividade com o início do verão, no intuito de exibirem corpos sarados para esta estação e esquecem que a estética deve ser consequência dos 12 meses de saúde ao ano”, comenta a profissional.

Lays, além de atuar na área de educação física no Studio Bella Forma, é Rainha do Carnaval de 2020 em Florianópolis e aproveita as horas de folga para trabalhar o corpo e se manter ativa e preparada para o verão e rotinas diárias.

Veja mais dicas da Rainha e prepare seu verão

Sobre a estação mais comentada, a profissional ressalta que é preciso cautela, pois a temperatura quente exige mais do corpo, o suor acarreta em perda de nutrientes, o que pode comprometer o sistema cardiovascular, como também a capacidade de executar os exercícios da melhor maneira possível.

“O ideal é aliar tudo ao acompanhamento de um médico e a supervisão do profissional de educação física, e ainda existe a necessidade de uma alimentação balanceada, com bastante hidratação, pois é o que irá transformar a rotina em algo prazeroso e completo”, ensina Lays.

Outro ponto destacado é o perigo e uso de produtos para inibição de apetite, bem como os famosos hormônios para o ganho de massa muscular.

“É comum nos depararmos com pessoas fazendo o uso de remédios para inibir a fome ou que deixem o metabolismo mais acelerado, sem qualquer tipo de prescrição médica, para um emagrecimento acelerado. Além, claro, do uso de anabolizantes, visando o aumento da massa muscular e performance de maneira mais rápida, sem pensar nos riscos futuros que essas drogas podem trazer a médio e longo prazo”, alerta a profissional.

Ao encontrar o equilíbrio nas ações e entender a responsabilidade que rege a prática de hábitos saudáveis, traumas físicos e psicológicos devem ser revertidos, o que demonstra, sem dúvidas, que não se deve esperar por uma estação do ano para começar as mudanças de vida.

Cumprindo aquelas promessas do Ano Novo

“Então pessoal, não tem mais desculpa para não se exercitar, chegou a época do ano que bate aquele calor e nada melhor do que uma piscina ou praia para ajudar a refrescar. Você não vai deixar de curtir o verão porque não conseguiu perder aqueles quilos extras, então saiba que a sua saúde pede por uma atenção maior, que vai além de uma temporada de verão. Lembra daquele planejamento do ano novo, de entrar em uma academia, começar a se exercitar? ”, diz Murilo Silva, o diretor do Studio Bella Forma.

“Provavelmente hoje está aí no fundo da sua gaveta ou esquecido no bloco de notas do celular. Podemos e devemos ativá-lo. Não se puna por não estar com o corpo que desejava e fuja dos métodos milagrosos de perda de peso. Lembre-se que estamos falando de um estilo de vida a curto e longo prazo e pode ser que esses métodos rápidos cobrem um preço caro da sua saúde lá na frente”, aconselha Murilo Silva

Ainda, os profissionais do Studio Bella Forma lembram que é muito importante ter um profissional qualificado ao seu lado sempre, tanto nas suas escolhas quanto no seu dia a dia de atividade física.

“Então, já que você decidiu ser adepto de um estilo de vida saudável, algumas dicas práticas são bem legais com o aumento pela busca de uma vida ativa, surgiram muitas modalidades e, também, diversas academias, grupos e espaços de treinamentos diversos, mas no Studio Bella Forma, fazemos a diferença”, diz Murilo, referindo-se ao atendimento e à estrutura do espaço.

“É mais do que válido experimentar nossos métodos personalizados, com diversas modalidades e espaço diferenciado. Não precisa ser super-herói no seu primeiro dia de treino. Se divirta, encare sua rotina de treino de forma divertida e leve. Afinal, atividade física não é sofrimento”, afirma.

Ainda não se animou? Veja mais dicas

  • Estipule metas que você saiba que pode alcançar. Não se submeta a fazer aquilo que está fora de sua realidade, evite se frustrar ou desanimar, e isso não pode servir de desculpa para se manter na zona de conforto.
  • A temporada de calor está chegando e ela passará, mas sua saúde vai continuar necessitando de atenção e acompanhamento para alcançar seu objetivo de maneira rápida, objetiva e com qualidade, sua disciplina vai te levar a viver todas as outras temporadas do ano, saudável.
  • Prepare-se para novos desafios, afinal, em um ano tão desafiador como 2020, você está merecendo ser mais saudável e feliz!
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