Hemocentro suspende coleta de sangue por algumas horas após falta de profissionais, em Cascavel


Hemocentro não recebeu doadores de sangue na manhã desta segunda-feira (28), pois três médicos estão afastados; Sesa informou que falta de funcionários não prejudicou atendimento. Hemocentro de Cascavel está sem médicos
O Hemocentro de Cascavel, no oeste do Paraná, não fez coletas de sangue na manhã desta segunda-feira (28). O atendimento foi retomado após às 13h.
A RPC apurou que dos três médicos que trabalham no Hemocentro, dois deles estão afastados por causa da idade, pois são do grupo de risco, e um deles não está trabalhando porque está com atestado médico.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o estoque de sangue no Hemocentro de Cascavel é de 90%. Por isso, apesar do afastamento de profissionais, não houve qualquer comprometimento na coleta ou atendimento ao público.
Um comunicado foi colocado no portão do hemocentro, nesta segunda, informando sobre o funcionamento apenas no período da tarde. Veja a foto abaixo.
Previsão é de que o atendimento seja retomado na tarde desta segunda-feira (28)
Alan Medeiros/RPC
Reclamações
De acordo com uma doadora, ela e outros doadores foram embora na sexta-feira (25) sem conseguir doar sangue, mesmo com o agendamento prévio, pois não havia profissionais para atendê-los.
Para o procedimento, após o agendamento, o doador deve fazer um cadastro no Hemocentro, responder algumas perguntas, passar por uma triagem e, por último, é realizada a coleta de sangue.
O banco de sangue do Hemocentro de Cascavel atende a maioria dos hospitais da cidade.
O que diz a Sesa?
A Secretaria de Estado da Saúde informou que está buscando alternativas para compor a equipe com o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel. A intenção é que o HU libere médicos para auxiliarem nas atividades do hemocentro.
Outra possibilidade, segundo a Sesa, é uma possível parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop).
Agendamento de doações
O Hemocentro pede para que as pessoas continuem doando sangue, mas que façam o agendamento por telefone ou pela internet para evitar aglomerações.
Quem tiver qualquer sintoma – seja de resfriado, de dengue ou do novo coronavírus – não deve doar sangue. Porém, é importante que quem esteja bem, faça o agendamento e continue doando sangue.
Em Cascavel, o telefone para agendamento é o (45) 3226-4549.
VÍDEOS: mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line