Grupo RBS leva às casas dos gaúchos a celebração mais tradicional do RS

Anúncio Coração Tradicionalmente Gaúcho. Crédito: Divulgação.

Anúncio Coração Tradicionalmente Gaúcho. Crédito: Divulgação.

O Mês Farroupilha é um dos momentos mais aguardados do ano pelos gaúchos. O evento festivo mobiliza o Rio Grande do Sul e evidencia a importância do movimento tradicionalista para o Estado. Anualmente, o Grupo RBS se junta às milhares de pessoas que circulam no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho – onde as celebrações se concentram em Porto Alegre – e marca presença por meio do Galpão RBS, espaço que proporciona diversas atrações aos tradicionalistas e uma série de oportunidades para os seus parceiros fortalecerem a conexão das suas marcas com o público.

Em função da pandemia do coronavírus, as atividades de 2020 do Acampamento Farroupilha foram canceladas. Com o objetivo de deixar a celebração viva e manter aberto o canal entre as marcas que querem estar na vida dos gaúchos nesse período, a RBS criou uma programação especial para o mês de setembro, com um hotsite temático dedicado ao Mês Farroupilha. Na plataforma, conteúdos como matérias, lives, webséries, vídeos, podcast e desafios serão publicados diariamente e disponibilizados de forma gratuita. A iniciativa conta com o patrocínio do O Boticário e BIG e tem o apoio de Tumelero.

– A pandemia nos mostrou que a tecnologia é uma das formas de viabilizar a conexão e a celebração entre as pessoas. A plataforma digital do Grupo RBS, além de seus veículos essenciais, é o melhor lugar para que o nosso Estado possa celebrar os seus costumes e valorizar as suas tradições durante esse período e, é claro, permitir que as marcas estejam presentes nesse momento com a mesma força de sempre, mostrando a sua conexão com os gaúchos – destaca o vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco.

Um dos destaques é a gamificação, que contará com a criação de um personagem, customizado de acordo com as preferências dos usuários. A cada conteúdo consumido, o usuário acumulará pontos, que poderão resultar em pequenas premiações no fim da sua jornada no game.

Além disso, para tornar a experiência mais completa, será possível visualizar os piquetes dos parceiros do projeto, simulando o Acampamento Farroupilha. Nos espaços, serão disponibilizados diversos conteúdos para que o público possa interagir e participar das festividades sem sair de casa. As formas de interatividade no site serão valorizadas ao longo de chamadas na Rádio Gaúcha.

Para dar destaque às principais ações e compartilhar com o público o sentimento e a conexão com o Estado, uma campanha institucional do Grupo RBS também marca o Mês Farroupilha. Com o conceito ”Coração Tradicionalmente Gaúcho”, a campanha busca destacar que, embora as portas do Acampamento Farroupilha estejam fechadas, um dos CTGs mais importantes estará aberto: o coração de cada gaúcho. Do dia 1º ao dia 20 de setembro, serão veiculados materiais nos jornais, na RBS TV, nas rádios e nas redes sociais do Grupo RBS.

Saiba mais sobre os conteúdos exclusivos preparados para o projeto:   

Cobertura jornalística: os principais acontecimentos das festividades no Rio Grande do Sul serão temas de matérias em GaúchaZH, na Rádio Gaúcha e nos jornais Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro.

Websérie e vídeos: em quatro episódios, uma websérie celebrará o Mês Farroupilha à distância a partir de uma seleção das músicas mais emblemáticas do Estado e da valorização de hábitos que vão além do chimarrão (como o dicionário gauchês, por exemplo). Já os vídeos, comandados pelo jornalista José Alberto Andrade, abordarão causos do Estado e a história do hino do Rio Grande do Sul.

Programação especial na Rádio Gaúcha: a fim de transmitir a cultura local para os ouvintes, durante o mês de setembro a Gaúcha terá uma programação especial composta por batalhas musicais, programas dedicados à música tradicionalista e diversos outros conteúdos com foco na cultura gaúcha.

Cobertura gastronômica: o Destemperados, multiplataforma de conteúdo gastronômico do Grupo RBS, ficará responsável por homenagear as comidas e as personas dos piquetes a partir de receitas, hotlists e entrevistas. Além disso, também organizará “o maior churrasco virtual do mundo”, estimulando os leitores a enviarem suas fotos e vídeos com receitas de dicas de churrasco. Todo o material será compilado no hotsite, para que o público possa acompanhar e curtir.

Lives: as atrações musicais são um sucesso à parte no Acampamento Farroupilha. Para levar essa mesma emoção para as casas das pessoas, serão transmitidos quatro shows com atrações já conhecidas do público tradicionalista: Pedro Ernesto e Banda (6/9, às 11h), Shana Müller e banda (12/9, às 17h), Show Farroupilha com Gugu Streit e bandas convidadas (13/9, às 11h) e Os Fagundes (20/9, às 11h).

Dança Farroupilha: a dança é uma das manifestações culturais mais fortes para os gaúchos. Por isso, será lançado um desafio, convidando o público a postar vídeos dançando com a hashtag #DançaFarroupilha no Instagram, concorrendo a diversos prêmios.

Oficina de chimarrão: websérie de três episódios com dicas de como montar a bebida mais tradicional dos gaúchos, diferentes técnicas para fazer um bom chimarrão, qual a temperatura ideal da água e outras informações relevantes para aperfeiçoar a cultura.

Podcast Mês Farroupilha: em tom bem humorado, o podcast vai contar, ao longo de três episódios, sobre o jeito gaúcho de ser, com base no Mês Farroupilha e com a contribuição de representantes locais e convidados.

Contação de histórias: sucesso com o público infantil que anualmente visita o Galpão RBS, a contação de histórias gaúchas neste ano será em formato de vídeo, para que as crianças possam acompanhar de casa. Serão três episódios, com 10 minutos de duração cada.

Leitores On Line