Goleiro mais caro do mundo vira pior do Inglês e faz Chelsea ir ao mercado

A volta do futebol na Terra da Rainha serviu para reacender o debate sobre as atuações de Kepa Arrizabalaga pelo Chelsea. Contratado em 2018 junto ao Athletic Bilbao por 80 milhões de euros, cerca de R$ 345 milhões à época, o espanhol aparece como um dos piores em sua posição no Campeonato Inglês de 2019/20 e não consegue repetir as atuações que o transformaram no goleiro mais caro da história do futebol.

Sempre elogiado por seu jogo com os pés, facilitando a saída de bola e desafogando zagueiros pressionados, é com as mãos, nos fundamentos mais básicos da posição, que ele apresenta as maiores dificuldades.

LONDON, ENGLAND - JULY 07: Kepa Arrizabalaga of Chelsea reacts during the Premier League match between Crystal Palace and Chelsea FC at Selhurst Park on July 07, 2020 in London, England. (Photo by Justin Setterfield/Getty Images)

Com o fim da 34ª rodada do Premier League, Kepa aparece nas últimas colocações em quase todas as estatísticas envolvendo 25 outros goleiros que disputaram ao menos cinco jogos na competição: defesas por jogo: 1,7 (25º lugar); defesas totais: 56% (24º); defesas em chutes de fora da área: 50% (24º) e defesas em chutes de dentro da área: 70% (25º).

Apesar de não cometer grandes falhas, daquelas que ficam marcadas, o camisa 1 é questionado principalmente por não conseguir defesas difíceis, algo esperado por grandes nomes – ainda mais com o investimento que foi feito. Seu baixo desempenho fez o técnico Frank Lampard dar oportunidades para o veterano argentino Willy Caballero, 38 anos, pouco antes da parada do futebol na Europa por conta da Covid-19.

A situação inusitada – ter o goleiro mais caro do mundo no banco – fez Lampard, um dos maiores ídolos do Chelsea, ter que lidar com uma de suas primeiras crises como técnico dos Blues, tendo que negar uma possível rusga entre comissão técnica e direção, que estaria o pressionando para que o espanhol não fosse reserva, desvalorizando um “ativo” do clube.

“Estou totalmente unido ao clube e à diretoria. Todos nós queremos o melhor para a equipe. Sou pago para tomar decisões”, explicou o treinador em fevereiro. “Cabe a mim analisar a posição do goleiro. Recentemente, houve uma mudança, mas não é uma decisão definitiva. Tudo o que a Kepa precisa é treinar e mostrar uma boa atitude, que é o que peço a todos os jogadores.”

Novamente titular, Kepa tomou seis gols em cinco jogos como titular após a retomada do futebol na Inglaterra. “Jogamos 50 ou 60 jogos por ano e é difícil permanecer no mesmo nível”, argumentou o goleiro em entrevista ao jornal espanhol Marca.

O jogador também negou qualquer atrito com Lampard após ter perdido a vaga entre os titulares em parte da temporada: “Ele me mostrou confiança desde o primeiro momento. Ele precisa tomar decisões, mas sinto que tenho a confiança dele, tanto dele como de todo o clube”.

A solução pode vir de fora

Depois de passar duas janelas de transferências sem contratar (uma por punição da UEFA e outra por opção da diretoria), o Chelsea se mostra agressivo no mercado. O clube, que pertence o bilionário russo Roman Abramovich, já confirmou as contratações do marroquino Hakim Ziyech, do Ajax, e do alemão Timo Werner, do RB Leipzig, e agora parece voltar suas atenções para o gol.

Vários nomes já foram especulados como substitutos de Kepa. O favorito deles é André Onana, do Ajax, que já declarou que está na hora de dar “um passo à frente na carreira”. Prestes a entrar em seu último ano de contrato com o Milan, Gianluigi Donnarumma, titular da seleção italiana, e Aréola, reserva do Real Madrid e que pertence ao PSG, também são observados.

Uma possível volta de Kepa ao futebol espanhol também não está descartada. O Sevilla aparece como um dos candidatos a contar com o goleiro, que sonha em se recuperar para lutar pelo posto de titular da seleção espanhola na Eurocopa, adiada para 2021. Apesar de a negociação cogitada ser por empréstimo, o alto salário do arqueiro, que ganha 150 mil libras por semana (cerca de R$ 1 milhão), pode ser um entrave.

Com Agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.