Goiás é o único estado a atingir meta do Ideb no ensino médio


Índice leva em conta aprovação de alunos e desempenho nas provas de matemática e português. Estudantes goianos atingiram a meta de 4,8 estipulada para o ano passado. Escola em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Os estudantes goianos do ensino médio foram os únicos do país a atingir a meta de 4,8 pontos estipulada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de 2019, o levantamento do Ministério da Educação que avalia a qualidade da educação ensinada na rede pública. A nota obtida por Goiás foi exatamente 4,8, ficando acima da média nacional, de 4,2.
O resultado do IDEB foi divulgado nesta terça-feira (15) pelo governo federal. A pesquisa leva em conta aprovação de alunos e desempenho nas provas de matemática e português.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), mais de 82% das matrículas realizadas no ensino médio, em 2019, são da rede estadual de ensino.
Em relação aos últimos anos da pesquisa, 59,1% das matrículas do ano passado foram feitas em alguma unidade estadual. Neste quesito, as unidades da Seduc ficaram em terceiro lugar em relação ao restante do país, com nota de 5,3, mas ainda assim bateu a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC), de 5,3.
Quando a pesquisa avalia os primeiros anos escolares, Goiás fica com a sétima colocação, com nota 6,2, também acima da previsão da máxima para o estado, que era de 6,0. De acordo com a Seduc, no contexto dos primeiros anos escolares, 77% das matrículas são da rede municipal, e, menos de 3%, do estado. Os outros 20% são matrículas realizadas em escolas particulares.
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
Leitores On Line