Globo x Flamengo: quem teve mais audiência na quarta-feira

A primeira partida do Flamengo com transmissão exclusiva da FlaTV fez muito barulho. Somando YouTube, Facebook e Twitter, o jogo contra o Boavista alcançou aproximadamente 2,3 milhões de espectadores simultâneos, que garantiram ao Rubro-Negro o status de maior transmissão esportiva online do país. Mas e em relação à audiência da Globo, que exibiu o Botafogo?

Primeiro, é importante responder que a vitória por 2 a 0 do Fla se tornou a nona maior live do YouTube no mundo. Com os 2,075 milhões de espectadores simultâneos da metade do segundo tempo, a FlaTV só ficou atrás de lives musicais, na seguinte ordem: Marília Mendonça; Jorge & Mateus; Andrea Bocelli; Gusttavo Lima; Sandy & Junior; Leonardo & Eduardo Costa; BTS; e Marília Mendonça.

Jogadores do Flamengo comemoram um dos gols na vitória por 2 a 0 em cima do Boavista (Alexandre Vidal/Flamengo)

A FlaTV ainda ganhou aproximadamente 500 mil novos inscritos em um único dia, superando os 4 milhões no YouTube. A transmissão da partida, que começou às 19h30, ou seja, duas horas antes de a bola começar a rolar, contou com 14 milhões de visualizações e só terminou na madrugada de quinta, depois de entrevistas com Jorge Jesus e Rodolfo Landim.

Duelo com a Globo: A quarta-feira foi de disputa pesada entre Flamengo e Globo. Ao longo do dia, a emissora tentou na Justiça impedir que o Rubro-Negro apresentasse a partida na FlaTV. Não conseguiu. De noite, a disputa se deu por audiência. A Globo com Portuguesa x Botafogo e a FlaTV com Flamengo x Boavista.

A Globo liderou com folga a audiência no Rio, batendo os 20 pontos durante o primeiro tempo. O SBT registrou nove pontos, enquanto a Record teve sete. Na etapa final, o empate do Botafogo com a Portuguesa oscilou entre 15 e 16 pontos.

Já a audiência no YouTube não é medida por pontos. E há uma diferença importante entre a transmissão da Globo e da FlaTV: a primeira ocorreu no Rio e em alguns estados do Nordeste, enquanto a segunda se deu em território nacional. Essa distinção faz, inclusive, com que o cálculo para cada ponto do Ibope seja completamente diferente.

Mas, em números gerais, os 20 pontos da Globo no Rio representam cerca de 2,4 milhões de espectadores simultâneos, contra 2,3 milhões da FlaTV. Utilizando o novo método do Ibope para calcular cada ponto de audiência e tomando como base as 15 maiores praças (por causa da transmissão nacional), a audiência do Flamengo equivale a aproximadamente 8,8 pontos de audiência.

AS MAIORES LIVES DO YOUTUBE NO MUNDO:
1º Marília Mendonça: 3,31 milhões de espectadores simultâneos (8 de abril)
2º Jorge & Mateus: 3,24 mi (4 de abril)
3º Andrea Bocelli: 2,86 mi (12 de abril)
4º Gusttavo Lima: 2,77 mi (11 de abril)
5º Sandy & Junior: 2,55 mi (21 de abril)
6º Leonardo & Eduardo Costa: 2,52 mi (1º de maio)
7º BTS: 2,31 mi (18 de abril)
8º Marília Mendonça: 2,21 mi (9 de maio)
9º FlaTV: Flamengo x Boavista: 2,075 mi (1º de julho)
10º Henrique & Juliano: 2,06 mi (19 de abril)

AS MAIORES TRANSMISSÕES ESPORTIVAS ONLINE DO BRASIL:
1º Flamengo x Boavista: 2,3 milhões (1º de julho)
2º Grêmio x Inter: 2,1 mi (12 de março)
3º PSG x Dortmund: 1,2 mi (11 de março)
4º Flamengo x San José: 1,054 mi (11 de abril de 2019)

Com Agências