Gaúcha que dançou com Fabio Assunção em baile de debutante atua na linha de frente contra a Covid

A técnica em enfermagem Sabrina Jardim Tonial, do Rio Grande do Sul, está na linha de frente do combate ao coronavírus numa UPA de Cachoeirinha, em Bandeira Vermelha. Em plena pandemia, a gaúcha viu sua rotina se tornar mais leve desde a última sexta-feira, dia 11, quando fotos de seu baile de debutante, em que dançou a valsa com Fabio Assunção, foram parar no Twitter. O post foi da filha de Sabrina, Mariana Jardim Costa, de 14 anos, que não imaginava que a mãe havia tido um príncipe famoso na festa. As imagens viralizaram e chegaram até Fabio, que respondeu ao tuíte, todo atencioso.

— Tenho lidado com mortes por conta da Covid. Minha cabeça está tranquila porque trabalho em emergência há muitos anos, mas está sendo bom lidar com essa repercussão toda pelas recordações que pude retomar do passado — diz Sabrina, que despertou a curiosidade das colegas de profissão na unidade de saúde onde trabalha : — As mais próximas ficam fazendo perguntas sobre o Fabio.

O baile foi em 1993 na Sociedade Aliança de Novo Hamburgo. Era daquelas festas que reuniam 15 debutantes. Sabrina foi escolhida para representar o Clube Gondoleiros. Não se tratava de uma recepção paga pelos pais dela. A mãe, Maria Lucia Jardim Tonial, era costureira. E foi, graças à profissão dela, que a noveleira Sabrina pôde conhecer o ator global de pertinho. Na época, ele estava no elenco de “Sonho meu”.

Fábio Assunção no baile de debutante com Sabrina
Fábio Assunção no baile de debutante com Sabrina Foto: arquivo pessoal

— Fui escolhida para ser uma das debutantes pelo vestido _ conta a técnica em enfermagem, que perdeu a mãe quatro anos após o baile, vítima de um câncer de pâncreas: — Essa coisa do Twitter envolvendo as fotos com o Fabio me fez lembrar muito dela. O que mais me emociona é saber o quanto as pessoas elogiaram nos cometários o trabalho da minha mãe como costureira. Ela era esplêndida no que fazia, e ver as pessoas falando bem do vestido me deixou muito emotiva. Acho que, finalmente, ela recebeu o reconhecimento que merecia.

Sabrina lembra que, durante a dança, ela ficou muito nervosa e não chegou a conversar com o galã, que “se manteve simpático, cortez e educado. Literalmente um príncipe”.

— O personagem dele que mais me marcou foi o Felipe de “Vamp” — conta ela, que também destaca seus papéis em “Paraíso tropical”, “O Rei do Gado” e “Meu bem, meu mal”

Sabrina, com a filha Mariana, que postou as fotos com Fabio Assunção no Twitter

Sabrina, com a filha Mariana, que postou as fotos com Fabio Assunção no Twitter Foto: reproduçãoA autora do famoso tuíte, Mariana, só soube da existência da participação de Fabio na vida da mãe porque Sabrina foi mostrá-la o traje do baile costurado pela avó que a menina de 14 anos não chegou a conhecer.

— Nunca imaginei. Só fiquei sabendo mesmo porque ela foi me mostrar o vestido — diz a adolescente, que completa 15 anos dia 25 de outubro, seis dias antes de a mãe fazer aniversário também.

Diferentemente de Sabrina, ela não terá uma festa de 15 anos. Preferiu investir numa viagem, que precisou ser adiada por conta da pandemia.

— Meu sonho sempre foi viajar, eu ia em julho para Nova York, Orlando e Miami, mas tivemos que deixar para o ano que vem — diz, conformada, a jovem que, se pudesse, escolheria um astro internacional para estar presente numa festa de debutante, Chris Hemsworth, que vive o Thor, herói da Marvel no cinema: — Eu gosto muito da ideia de ter uma festa, mas viajar sempre foi minha preferência. E fazer as duas coisas no mesmo ano seria realmente inviável financeiramente.

Inspirada pelo trabalho de Sabrina, Mariana está no nono ano do ensino fundamental e já sabe a carreira que quer seguir.

— Vou ser médica. Justamente por essa convivência com ela que eu me interessei pela medicina! Amo quando ela me conta os casos que acontecem lá. Nunca deixo de falar do orgulho que sinto da minha mãe, que, além de tudo, ainda consegue me deixar tranquila em relação à Covid — elogia Mari, que tem sido muito procurada pelas amigas desde semana passada para comentar os seus “momentos de fama”: — Me mandaram muitas mensagens e prints quando viram as publicações as notícias em todo lugar (risos). Ficaram chocadas

Leitores On Line