GALERIA: Rotores gigantes serão instalados na estação de esgoto de Ingleses

Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

A canalização colocada e que ainda está sendo assentada em ruas de Ingleses e do Santinho não teria sentido sem uma estação de tratamento de esgoto (ETE). As obras estão em andamento dos tanques onde o esgoto será tratado. Em um deles, rotores gigantes serão instalados para que eles possam fazer a colocação de oxigênio na água para tratamento. A construção dos tanques está em andamento, mas o equipamento já está no canteiro de obras da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) na Servidão Três Marias em Ingleses.


📲 Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone


O Conexão visitou o canteiro de obras para acompanhar a evolução dos trabalhos nesta segunda-feira (21). Lá, operários estão trabalhando na conclusão dos tanques onde serão colocados os rotores. Eles possuem mais de dois metros de altura e são da largura de um carro popular. São, ao menos, 12 rotores.

O tanque onde eles serão colocados ainda está em obras e são as mais adiantadas dentro do canteiro. Eles vão servir, em outras palavras, para que a água seja agitada e receba oxigênio. A previsão é que a operação total da rede e da ETE ocorra apenas no fim do primeiro semestre de 2021.

Entretanto, o local onde vai ocorrer a decantação ainda está em construção, na fase de concretagem. O processo separa a água do “lodo”. A obra é lenta, já que o concreto pode levar mais de 20 dias para “curar”. Um caminhão com um braço hidráulico joga o concreto na “caixaria” e os trabalhadores vão espalhando ele para que tome forma de um piso.

A promessa da Casan é ter um tratamento de efluentes em nível terciário, isso significa que a água que sairá do tratamento terá uma qualidade maior. Ela será devolvida a natureza no Rio Capivari e deve ir em direção ao oceano. Já a parte do “lodo” é encaminhada ao aterro sanitário.

Valor da obra

Foto: Samuel Vidal / Jornal Conexão Comunidade

Viabilizado a partir de uma ação da Casan, a ampliação da rede de esgotamento sanitário de Ingleses e Santinho está recebendo investimentos de R$ 95 milhões, valor financiado junto à Jica. São 58 quilômetros de rede instalada, além de estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) com capacidade para depurar 105 litros/segundo, em nível terciário (o processo mais completo).

Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em operação. No momento certo, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela Casan de que as ligações podem, então, ser providenciadas.

Galeria de fotos









The post GALERIA: Rotores gigantes serão instalados na estação de esgoto de Ingleses appeared first on Jornal Conexão Comunidade.