Fotógrafo e guia de observação lançam livro sobre aves do estado de São Paulo


Obra apresenta detalhes de mais de 800 espécies com registros fotográficos e informações da avifauna. Guia Fotográfico Aves – Estado de São Paulo conta com informações e imagens de mais de 800 espécies
Divulgação Aves & Fotos Editoria
Se você é observador de aves e amante da natureza fique atento à uma novidade: um novo guia fotográfico sobre a avifauna brasileira. O livro ” Aves – Estado de São Paulo” traz registros e informações de 829 espécies que ocorrem em todo o território paulista.
Além de atrair os olhares, principalmente dos passarinheiros de plantão, a obra tem como viés conquistar um público que não está acostumado a observar a natureza com tanta maestria.
É um guia muito útil para aprender. Rico para ver detalhes das aves nas fotografias e também para saber informações sobre cada uma delas. A observação de aves está crescendo exponencialmente no Brasil, acredito que o guia possa ajudar os iniciantes e cativar novos observadores – Edson Endrigo
O livro de 460 páginas é fruto do trabalho do fotógrafo Edson Endrigo, que registra a natureza há mais de 20 anos, e do guia de observação de aves e consultor ambiental ,André de Luca, que ficou responsável por redigir os textos sobre cada espécie apresentada. Mais de 80% dos registros fotográficos que estão presentes no guia são de Endrigo, porém outros fotógrafos e amantes da natureza contribuíram com algumas imagens.
Páginas trazem fotografias e textos que revelam dados sobre as espécies
Divulgação Aves & Fotos Editoria
A publicação é resultado de um sonho. Anos de dedicação que tiveram como aliado o período da pandemia. “Eu comecei a escrever em 2015 e praticamente no ano seguinte estava pronto, faltavam ajustes e devido as nossas correrias do dia a dia não tínhamos tempo para finalizar e publicar”, comenta André.
O material, que ficou parado por alguns anos, ganhou vida nesses meses de isolamento. Para poder publicar o guia fotográfico a dupla teve um trabalho redobrado.
“Como eu tinha escrito o conteúdo há mais de dois anos eu precisei reajustar os textos e atualizar informações das espécies, tive que ler muito e ver o que era extremamente importante e não poderia ficar de fora. Fiquei dois meses direto fazendo a revisão, me dediquei de 10h a 12h por dia nesse período”, afirma.
O trabalho contou ainda com apoio de amigos, familiares e doações. “Minha esposa ajudou na diagramação, para fazer a impressão conseguimos o suporte da Suzano e do grupo Eco Futuro que doou o papel, amigos contribuíram com fotos, e turistas também fizeram doações nesse período da pandemia”, comenta Endrigo.
Guia ilustrado mostra imagens que ilustram ambiente em que as espécies estão inseridas
Divulgação Aves & Fotos Editoria
Ornitólogos como Wagner Nogueira, Fábio Olmos, Thiago Vernaschi ,Victor Piacentini, William Menq e Fred Pallinger também auxiliaram com informações e conhecimento, seja de forma direta ou indireta no decorrer dos anos.
A espécie que ilustra a capa do guia fotográfico é um araçari-banana (Pteroglossus bailloni) um parente dos tucanos que vive em florestas altas em regiões montanhosas.
“É uma espécie belíssima e que eu particularmente gosto muito. Na fotografia da capa dá para ver muitos detalhes dessa ave. Apesar de ser conhecida pelos passarinheiros muitos brasileiros nunca viram essa espécie. Tenho certeza que algumas pessoas vão ver um ‘tucano amarelo’ e vão ficar curiosos”, aponta o fotógrafo.
Este é o 17º livro publicado pelo fotógrafo Edson Endrigo, e claro, há um carinho especial nele. “Eu estou orgulhoso e entusiasmado, acho que vai ser um marco nesse período que a observação só cresce no Brasil”, comenta.
Páginas mostram fotos que revelam diferença entre macho e fêmea de determinadas aves
Divulgação Aves & Fotos Editoria
Para André o guia fotográfico é uma grande conquista. “É super legal colocar um pouco do que eu aprendi e passar para frente é gratificante. O melhor presente mesmo é poder compartilhar, levar informação para outras pessoas”, pontua.
A venda do livro (R$ 68,00) está sendo feita no site da editora Aves & Fotos, marca especializada em publicações de conteúdos da avifauna e que foi criada em 2003 pelo Edson Endrigo.
Trabalho levou anos de dedicação e foi refeito durante pandemia
Divulgação Aves & Fotos Editoria
Leitores On Line