Ford se adapta à pandemia e faz drive-in com jogos da Libertadores e filmes

Após paralisação em março por causa da pandemia, a Libertadores da América retoma sua tabela a partir de 15 de setembro. Para acompanhar a volta, a Ford promove no estacionamento do shopping Eldorado (zona oeste de São Paulo) um drive-in para seus consumidores verem alguns dos jogos do campeonato. A primeira partida transmitida será entre Bolívar e Palmeiras, na quarta (16).

Com filmes na programação, a estreia do projeto Territory Drive-in é no dia 15 de setembro, com a exibição do longa “Pantera Negra”. Para conseguir o ingresso, é preciso fazer o cadastro e agendamento no aplicativo FordPass com o chassi do veículo da marca, a partir desta quinta (10). A agenda vai até 11 de outubro e a capacidade por dia é de aproximadamente 60 carros  —e cada um deles pode entrar no recinto com até quatro ocupantes.

Mobilidade, conectividade e confiança são três princípios que baseiam atualmente marketing da Ford, que está há 101 anos no Brasil. No drive-in, para divulgar novo Territory influenciadores vão conduzir o SUV entre o público.

Projeção em 3D do drive-in da Ford, no shopping Eldorado, em São Paulo (Divulgação)
Projeção em 3D do drive-in da Ford, no shopping Eldorado, em São Paulo (Divulgação)

A empresa fechou acordo com a Conmebol para patrocinar o torneio a partir de 2020, com um contrato vigente até a edição de 2022. A montadora americana sucede a japonesa Toyota, que deixou a competição em 2018, após cerca de duas décadas.

Ao assinar o contrato, a companhia tinha em vista a penetração em pelo menos dez países da América do Sul. Neste ano, Athletico-PR, Flamengo, Grêmio,Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo são os representantes brasileiros.

“Tem muito sentido, não só da parte de alcance, frequência, mas para entregar uma mensagem robusta para a audiência”, diz Maurício Greco, diretor de marketing da Ford na América do Sul, sobre o investimento no principal evento do futebol de clubes sul-americanos.

Daniel Alves comemora o seu gol, o segundo do São Paulo na vitória por 3 a 0 sobre a LDU de Quito, no Morumbi, pela Libertadores 2020 (SãoPauloFC.Net/Divulgação)
Daniel Alves comemora o seu gol, o segundo do São Paulo na vitória por 3 a 0 sobre a LDU de Quito, no Morumbi, pela Libertadores 2020 (SãoPauloFC.Net/Divulgação)

O novo coronavírus, porém, fez a Ford ter de repensar a maneira como atingiria seu público. “Obviamente mudou muito a forma de consumo, inclusive a parte de experiência”, afirma Greco.

Ele diz que o aspecto físico teve de sofrer calibração e cita como exemplo de sucesso a final da Liga dos Campeões, entre Bayern de Munique (Alemanha) e PSG (França), que teve audiência de mais de 4,3 milhões de acessos simultâneos durante a transmissão na internet.

“A plataforma digital para consumo de esportes vai ser algo bastante significativo para a população brasileira nos próximos meses, até que se possa de forma segura ir ao estádio”, ressalta.

Gabigol beija troféu da Libertadores na final de 2019 contra o River Plate, em Lime (Luka Gonzales – 23.nov.2019/AFP)

Amon Borges

Sem a possibilidade de ver de perto os gramados, outra adaptação em ações da empresa foi na Torcida Ford, que levaria torcedores para ver suas equipes em ação.

Para aproximar os fanáticos e seus times do coração, a montadora vai selecionar 50 flamenguistas (e consumidores da marca) para ficarem no telão do estádio em uma live durante os 90 minutos de Flamengo e Independiente Del Valle (Equador), em 30 de setembro.

“O que seria logicamente físico passou a ser feito de forma virtual. É uma maneira de ficar junto”, diz Greco.

Programação até o fim de setembro

15/9 (20h) – “Pantera Negra”
16/9 (21h30) – Bolívar (Bolívia) x Palmeiras
17/9 (19h) – São Paulo x River Plate (Argentina)
18/9 (20h) – “Jojo Rabbit”
19/9 (17h e 21h) – “Viva, a Vida É uma Festa” e “A Bela e a Fera”
20/9 (17h e 21h) – “Mogli, o Menino Lobo” e “Capitão Marvel”
22/9 (19h15) – Barcelona (Equador) x Flamengo
23/9 (21h30) – Guaraní (Paraguai) x Palmeiras
24/9 (19h) – “Vingadores – Guerra Infinita”
25/9 (20h) – “O Rei Leão”
26/9 (17h e 21h) – “Dois Irmãos” e “Vingadores – Ultimato”
27/9 (17h e 21h) – “Zootopia” e “Star Wars – Rouge One”

Leitores On Line