Força-tarefa consegue apagar incêndio em Talismã após dois dias de trabalho


Fogo consumiu mais de 200 hectares de fazenda e áreas de preservação. Brigadistas combatendo incêndio na região de Talismã
Defesa Civil/Divulgação
Uma força-tarefa montada pela brigada de incêndio da Defesa Civil de Talismã conseguiu controlar o incêndio de grandes proporções que atingiu propriedades rurais e uma área de preservação ambiental. O fogo começou ainda na quinta-feira (24). O combate só foi finalizado na tarde deste sábado (26).
A queimada teve início nas margens da TO-373 e o fogo destruiu mais de 200 hectares. Além da brigada da Defesa Civil, que conta com 14 brigadistas, três propriedades da região possuem homens treinados e também participaram do combate.
Aceiros foram construídos para evitar que novas áreas fossem atingidas e parte da equipe continua no local para monitorar a região e evitar novos focos.
Brigadista da Defesa Civil durante combate a incêndio
Defesa Civil/Divulgação
Entenda
A Defesa Civil da cidade informou que o fogo na região começou no início da tarde de quinta-feira (24) e tinha sido controlado no mesmo dia. Só que os brigadistas da propriedade que ficaram responsáveis por fazer o rescaldo teriam descuidado e as chamas voltaram a surgir após ventos fortes na região.
Parte da área atingida é uma lavoura de sorgo colhida há pouco tempo, onde a palhada foi deixada pelo solo para evitar o ressecamento. Por isso, o fogo se alastrou rapidamente pela região, atingindo também a área de preservação da fazenda e uma área de preservação permanente.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.