Floripa: testagem em servidores auxilia identificação de assintomáticos

Em Florianópolis, a Secretaria de Saúde informou nesta terça (21) que, desde o dia 8 de julho, foram feitos 1.747 testes em profissionais da Pasta. Destes, nove foram positivados. Da Comcap, até o momento, foram testados 374 trabalhadores, de onde seis deram positivo para a Covid-19. Nos servidores da Guarda Municipal de Florianópolis foram feitos 165 testes, com quatro positivados.

Segundo o setor, todos os contatos positivos foram afastados para isolamento e estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica de Florianópolis. O objetivo da testagem foi identificar os casos assintomáticos de Covid-19 e impedir que eles disseminem o vírus à população, isolando o mais rápido possível estas pessoas.

A testagem foi feita com exames do tipo RT-PCR, utilizando a metodologia de testagem em pool (teste em grupo), o mesmo método utilizado para testagem dos funcionários do transporte coletivo.

Os exames foram fornecidos pela empresa de biotecnologia Neoprospecta e sua spin-off BiomeHub a partir de doações do Movimento Floripa Sustentável, por meio do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (Fera-SC), e Vale S/A.

Com Agências