Fiocruz lança boletim do Observatório Covid-19

O Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz, começou a produzir um boletim com dados sobre os registros de casos da doença  nos estados e no Distrito Federal. O boletim traz, também, informações sobre a capacidade do sistema de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Três pesquisadores estão envolvidos na criação do boletim. Christovam Barcellos, Daniel Villela e Margareth Portela acreditam que, embora existam muitas iniciativas de governos, universidades e organizações da sociedade na construção de painéis e critérios para adoção de medidas de distanciamento social e físico, o boletim trará informações que também vão contribuir para subsidiar a tomada de decisões relacionadas a adoção de medidas de distanciamento social de maior ou menor restrição, como explicou Daniel Villela.

Segundo Daniel Villela, os dados do boletim, que está disponível no site da Fiocruz, serão atualizados a cada 15 dias. Os pesquisadores usaram como referência os critérios e indicadores propostos pela OMS e iniciativas da sociedade civil, como uma publicação com estratégias de combate ao covid. Ela traz um panorama geral do cenário epidemiológico, com indicadores-chave para o monitoramento da situação nos estados e regiões do país, relacionados à incidência e à mortalidade por Covid-19, incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave e disponibilidade de leitos.

O Observatório Covid-19 foi criado no início de abril, com o objetivo de produzir informações e subsidiar ações objetivas no combate  à pandemia do novo coronavírus.

Com Agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.