Filipinas suspendem temporariamente importação de frango do Brasil por conta do coronavírus

Vendas para as Filipinas representam 2% das exportações brasileiras
Vendas para as Filipinas representam 2% das exportações brasileiras (Foto: Cristiano Estrela/Secom)

As Filipinas decidiram suspender a importação de carne de frango do Brasil. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters. O movimento ocorre um dia depois de a cidade chinesa de Shenzen ter informado que encontrou amostras de coronavírus na superfície de asas de frango originárias de Santa Catarina. Apesar de representar 2% das exportações brasileiras de frango, aqui no Estado as Filipinas são considerado um mercado importante.

Segundo Reuters, o Departamento de Agricultura das Filipinas divulgou um comunicado sobre o assunto: “Com os relatórios recentes da China e em conformidade com a Lei de Segurança Alimentar do país para regulamentar os operadores de empresas de alimentos e proteger os consumidores filipinos, é imposta a proibição temporária da importação de carne de frango”.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) diz ainda não foi informada oficialmente sobre eventual suspensão das exportações brasileiras de aves para as Filipinas. “Se confirmada, a ABPA apoiará o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a apresentação dos esclarecimentos, já que se trataria de uma decisão sem fundamentação técnico-científica e pendente de esclarecimentos e demonstrações”, afirma a nota.

Até o momento não há um posicionamento oficial do Ministério da Agricultura (MAPA) sobre o comunicado.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line