Ferrari faz primeiro lançamento online de sua história e mostra a nova Portofino M


Esportivo é o modelo de entrada da marca. Nessa nova versão, motor V8 ganhou 20 cv, e chegou a 620 cv. Ferrari Portofino M
Divulgação
A Ferrari realizou nesta quarta-feira (16) o primeiro lançamento totalmente online de sua história. O modelo escolhido para inaugurar essa nova modalidade foi a Portofino M, evolução do conversível lançado no Salão de Frankfurt de 2017.
O lançamento também é o primeiro após a pandemia do coronavírus, que atingiu de forma severa a região norte da Itália, onde está localizada a Ferrari. A produção em Maranello inclusive foi paralisada durante semanas por razões óbvias.
Segundo a Ferrari, a Portofino M chega agora como uma “redescoberta” da marca. O M no nome do modelo vem da inicial da palavra italiana Modificata, usada para designar modelos que ganharam alguma modificação.
Ferrari Portofino M
Divulgação
No caso da Portofino, as maiores mudanças estão no conjunto mecânico. O motor V8 de 3,9 litros ganhou 20 cavalos, chegando aos 620 cv. A potência adicional veio graças à um novo comando de válvulas, que permite melhor enchimento da câmara de combustão.
O câmbio também é novo. A Ferrari substituiu a transmissão de dupla embreagem e 7 marchas por uma da mesma arquitetura, mas com uma marcha extra. Na comparação com a SF90 Stradale, a relação é mais longa, enquanto a ré tem acionamento mecânico.
A Ferrari ainda fez diversas modificações na central de comando do motor e no escape. Os silenciadores foram eliminados, para garantir um som ainda mais marcante.
Curiosamente, a Ferrari não divulgou números de desempenho da Portofino M. A marca apenas disse que o carro está mais rápido. O modelo anterior podia acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e alcançar velocidade máxima de 320 km/h.
Ferrari Portofino M
Divulgação
Pela primeira vez em uma Ferrari de entrada, o motorista poderá escolher entre 5 modos de direção no chamado Manettino. A novidade é o programa Race, o mais extremo. Além dele, há configurações Comfort, Sport, Wet e ESC Off.
As mudanças visuais da Portofino são bem pontuais. E foram pensadas na melhoria do desempenho do veículo. Quase todas as alterações estão nas tomadas de ar, redesenhadas para melhorar o fluxo.
Na traseira, as saídas de escape são novas. Com isso, o para-choque também tem um formato levemente alterado.
VÍDEO: G1 conheceu a Portofino no lançamento, em 2017
G1 no Salão de Frankfurt: Conheça a Portofino, novo modelo de entrada da Ferrari
Leitores On Line