Estudantes se preparam no Senai para torneio internacional de profissões técnicas

A pandemia causada pelo coronavírus mudou a rotina das pessoas, no trabalho, na escola e em casa. Diante do “novo normal”, foi preciso resiliência para promover mudanças e não parar. Exemplos de adaptação a essas mudanças são os dois estudantes que se preparam no SENAI de Joinville para participar do mundial de profissões técnicas: Matheus Ribeiro e João Vitor da Silva.

Matheus Ribeiro está treinando há mais de um ano no SENAI para participar da modalidade engenharia de polímeros na seletiva nacional prevista para novembro, em Joinville. Em caso de classificação, o técnico em fabricação mecânica formado no SENAI vai participar da etapa internacional (46ª Competição WorldSkills) que acontecerá em Shanghai, China, em setembro de 2021.

Quando ocorreu o fechamento das atividades nas empresas e instituições de ensino, durante a quarentena, Matheus continuou estudando em casa por meio de um software instalado no computador. “Realizamos treinamentos remotos com o apoio dos professores, respeitando as medidas de segurança”, conta. Com a retomada das atividades práticas nas instituições de ensino, o estudante, que tem o apoio da empresa Tupy, voltou a treinar no SENAI.

A escolha da instituição para o treinamento, segundo Matheus, foi influenciada pela experiência de tios e primos que fizeram SENAI. A nova realidade não desanimou Matheus. A estrutura e o apoio dos professores mantêm o estudante focado e motivado. “Quando eu saio de casa para vir ao SENAI me sinto feliz por estar em um lugar no qual posso adquirir habilidades e uma profissão, coisas que eu não aprenderia em outro lugar com tanta qualidade. E quando eu volto para casa me sinto cansado, exausto, mas muito feliz por ter feito o meu melhor durante o treinamento”, garante Matheus.

O estudante João Vitor está se preparando para disputar a modalidade pintura automotiva na fase nacional da competição, prevista para outubro, em Taguatinga/DF. Ele começou os treinamentos no SENAI há um ano e, durante a quarentena, passou  a treinar na empresa de pintura automotiva da família, que fica junto à sua casa.

O material que ele utilizava foi levado para lá. Agora, com a liberação das atividades práticas, intercala os treinamentos entre os SENAI e a empresa AJ Auto Pintura, especializada em pintura automotiva.

João Vitor, que é formado nos cursos técnicos mecânica industrial e manutenção automotiva e atualmente cursa Engenharia Mecânica no SENAI, já conhecia a estrutura oferecida pela instituição. “Consigo continuar focado no treinamento por conta da experiência que tenho adquirido. Após a competição, quero continuar atuando na área. Eu amo a pintura automotiva e o SENAI me deu essa oportunidade”, assinala João Vitor.

A competição

Desde que começaram a participar da WorldSkills Competition, o torneio internacional de profissões, em 1987, os estudantes do SENAI têm aprimorado seu desempenho e conquistado melhores resultados.

Isso se deve à preparação técnica de excelência, ao aprimoramento da metodologia, ao uso de equipamentos de ponta com a ampliação e à modernização da estrutura da instituição. O torneio, que envolve estudantes de profissões técnicas de todo o planeta, avalia conhecimentos, habilidades e atitudes, aspectos essenciais para desenvolvimento das competências profissionais.

Joinville é um dos quatro centros de treinamento instalados no Brasil, com o objetivo de promover um ambiente favorável ao aprendizado da educação profissional. No ano passado, recebeu competidores de outros países que também se preparavam para a WorldSkills.

Joinville é um dos quatro centros de treinamento instalados no Brasil, com o objetivo de promover um ambiente favorável ao aprendizado da educação profissional.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line