Especialista dá dicas de como elaborar o currículo para conquistar vaga de emprego


Orientadora de carreiras Cleyciane Paz lembra que tomar cuidado com formato é essencial, assim como escolher as informações. Saiba como deve ser feito o currículo para conquistar vaga de emprego
Pensar no formato do currículo que é apresentado para uma vaga de emprego pode ser decisivo na hora de chamar a atenção do recrutador de uma empresa. A orientadora de carreiras Cleyciane Paz, afirmou que é necessário que o texto do currículo seja sucinto e objetivo, cabendo em uma só página (veja vídeo acima).
“O ideal é que as pessoas tenham consciência de que o currículo é um documento, é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Então, é preciso ter cuidado desde a escrita, que vai fazer com que o candidato se destaque e seja chamado”, disse em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, nesta quarta-feira (24).
De acordo com a orientadora, é importante também fazer uma autoanálise para entender quais habilidades fazem sentido em serem expostas para aquela vaga específica de emprego. “Se pergunte: no que eu me destaco no campo corporativo? Faça esse link e coloque no campo de habilidades”, declarou.
Currículo precisa ser objetivo e suscinto
Ciesp-São Carlos/Divulgação
Sobre a estrutura do currículo, Paz orientou que o candidato apenas coloque foto caso seja solicitado no anúncio da vaga. “Mesmo assim, a foto tem que seguir um padrão, tem que ser uma foto específica e com um perfil profissional”, alertou.
Informações como o número de documentos e quantidade de filhos devem ser deixadas para o momento da entrevista de emprego, ressaltou a profissional.
Para os candidatos em busca da primeira oportunidade profissional, a orientadora afirmou que não é necessário colocar no campo de experiência a frase “em busca do primeiro emprego”. “Deve-se enfatizar as qualificações. Hoje em dia temos a internet ao nosso favor, existem várias possibilidades de cursos online. Se você não tem experiência, invista na qualificação profissional”, completou.
Vagas de emprego
As unidades da Agência do Trabalho de nove municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata oferecem, nesta quinta-feira (24), 66 vagas de emprego para diferentes níveis de escolaridade. Do total de oportunidades, uma é temporária e sete são para pessoas com deficiência.
VÍDEOS: Veja mais dicas sobre emprego

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line