lava
Erupções foram registradas por volta das 5h da manhã

O vulcão Stromboli, que fica em uma ilha da Sicília, na Itália, teve duas explosões fortes neste domingo (19), confirmou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV). As explosões não causaram danos, mas geraram um alerta para os moradores.

Segundo nota oficial do órgão, a forte intensidade das explosões na cratera foi caracterizada pelo lançamento de fragmentos de lava incandescentes – a chamada atividade estromboliana. O material piroclástico foi encontrado em todo o território, mas não causou nenhum tipo de problema grave. Do ponto de vista sísmico, houve uma breve sequência de eventos explosivos e um incremento “na amplitude dos tremores”.

As duas erupções deste domingo foram em menor intensidade em relação aquela registrada em 3 de julho de 2019
. Na época, uma pessoa morreu enquanto estava escalando um dos lados do Stromboli e cerca de 40 moradores de um bairro próximo à montanha foram evacuados.

“Por volta das 5 horas da manhã, nós fomos acordados com duas fortes explosões que, por um segundo, voltou a nos dar medo. Por sorte, não aconteceu nada de grave e tudo está sob controle agora”, disse o dono de um pequeno mercado na ilha, Gianluca Giuffré. De acordo com um guia turístico local, Mario Cincotta, há cerca de 100 turistas na ilha neste domingo.