Empresas poderão suspender SAC por até 120 dias a partir desta sexta

Empresas de todo o Brasil poderão suspender suas centrais de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) por até 120 dias, a partir desta sexta-feira (24). A medida é para evitar que os trabalhadores das centrais de telemarketing, que registram as queixas, sejam contaminados pelo novo coronavírus.

Mas saiba que os clientes insatisfeitos com algum produto ou serviço poderão fazer suas reclamações no site consumidor.gov.br e também pelos endereços eletrônicos dos Procons dos estados ou municípios.

As modificações constam em portaria do Ministério da Justiça publicada no Diário Oficial da União. Em abril, a pasta já havia divulgado uma portaria semelhante, suspendendo os serviços das centrais de atendimento ao consumidor pelo período de até 60 dias. Os dois documentos estabelecem que os clientes devem ser informados sobre a suspensão dos SACs.

Também estipulam que as empresas que decidirem pela manutenção do atendimento telefônico dos clientes, deverão manter medidas de higiene para proteger a saúde dos trabalhadores do telemarketing. As portarias deixam claro que neste momento da pandemia da covid-19, os direitos dos consumidores e dos funcionários das centrais de call center devem ser preservados.

Com Agências

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