Empresa investigada teve contrato renovado com a Leão XIII sob gestão do então vice Cláudio Castro

Segundo o Ministério Público, o contrato com a Servilog foi direcionado e gerou pagamento de propina. Dono da empresa foi preso na semana passada. Fundação Leão XIII renovou contrato enquanto estava ligado à vice-governadoria
A Fundação Leão XIII, órgão subordinado à vice-governadoria do Estado do Rio de Janeiro, é alvo de investigações do Ministério Público (MP), que apontou que um de seus contratos foi direcionado e gerou pagamento de propina. O RJ2 mostrou nesta segunda-feira (14) que esse acordo foi renovado durante a gestão do atual governador Cláudio Castro (PSC).
Em fevereiro de 2019, a Fundação Leão XIII assinou um termo aditivo do contrato com a Servilog Rio Consultoria e Assessoria empresarial, no valor de R$ 21 milhões. N ocasião, o estado renovou por mais um ano a prestação de serviços médicos e oftalmológicos realizada pela empresa.
Na data da renovação, a fundação estava subordinada à vice-governadoria do estado, ocupada por Cláudio Castro, atual governador em exercício.
O RJ2 teve acesso ao processo de renovação do contrato com a Servlog e observou irregularidades na cotação de preços.
Duas semanas antes da publicação do termo aditivo, a então diretora de administração e finanças, Astrid Brasil, comunicou à presidência do órgão que tinha atualizado as planilhas de cotação de preço apresentadas dois anos antes com base na inflação. O comunicado mostra que não houve uma pesquisa de preço, como determina a legislação.
Essa cotação deveria servir como base para que o estado soubesse quanto iria pagar pelo serviço.
Segundo o MP, a Fundação Leão XIII nem mesmo utilizou os valores apresentados pelas empresas no pregão. Além disso, não houve cronograma de execução dos serviços prestados e nem foram apresentados critérios para avaliar a capacidade técnica da empresa a ser contratada.
Um mapa de preços só foi cotado no sistema de compras do governo 13 dias depois da renovação do contrato.
(Reportagem em atualização)
Leitores On Line