Em um mês, 76 pessoas foram multadas por descumprir isolamento em Joinville

Em um mês, 76 pessoas, infectadas com Covid-19, foram multadas por descumprir o isolamento social em Joinville, no Norte do Estado. A multa tem como objetivo conter os índices de transmissão da doença no município.

Multa é aplicada em pessoas contaminadas e que desrespeitarem o isolamento social – Foto: Fapesc/Divulgação/ND

A medida passou a valer no dia 17 de agosto após a publicação de uma portaria por parte da Prefeitura. Desde então, equipes da Atenção Primária e da Estratégia de Saúde da Família, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, passaram a fiscalizar os casos confirmados, tanto pela rede pública quanto privada, a fim de verificar se o isolamento está sendo cumprido.

Caso o agente vá até a casa do paciente e não o encontre, a situação é repassada à Vigilância Sanitária que realiza a aplicação da multa.

O valor é entre 11 e 20 UPMs, ou seja, a partir de R$ 3,3 mil. O paciente tem a possibilidade de recorrer dentro do prazo de 15 dias.

Segundo secretario, medida já vem surtindo efeito

Para o secretário de saúde Jean Rodrigues da Silva, a medida já vem surtindo efeitos. Apesar da quantidade, ele explica que a expectativa inicial era de que o número fosse muito maior.

“Quando fizemos o inquérito epidemiológico calculamos que cerca de 60% dos contaminados estavam desrespeitando o isolamento e isso não se confirmou. Percebemos que até antes de ela entrar em vigor, as pessoas já estavam se conscientizando sobre a questão de permanecer em isolamento”, explica.

Apesar disso, Jean salienta que não há previsão de que ela seja suspensa.

“Por enquanto não vamos mexer nela. Vamos mantê-la para evitar que os números voltem a subir na cidade”, finaliza.