Em seis meses, Campinas soma 3 mil atestados sanitários para pessoas com sintomas da Covid-19


Documento garante permanência em isolamento domiciliar por 14 dias; saiba como solicitar. Metrópole registra, desde início da pandemia, 32,6 mil infectados, incluindo 1.225 mortes. O prédio da Prefeitura de Campinas
Carlos Bassan / Prefeitura
Campinas (SP) emitiu 3 mil atestados sanitários durante enfrentamento ao novo coronavírus em seis meses de pandemia, segundo dados fornecidos pela prefeitura ao G1 na tarde de sexta-feira (25). A metrópole contabiliza 32.626 diagnosticados com a doença desde março, incluindo 1.225 mortes.
A concessão do documento é válida para morador ou quem trabalha na cidade. Ele pode ser solicitado por meio do telefone 160 ou autodeclaração preenchida na página especial criada pela administração com dados atualizados sobre a Covid-19. A licença obriga permanência em isolamento domiciliar durante 14 dias e, caso o solicitante apresente informações falsas, pode responder judicialmente.
O levantamento da Saúde mostra que a maioria das solicitações foi no primeiro mês da crise sanitária, e redução gradativa na quantidade de pedidos desde junho. As estatísticas de setembro são parciais.
A prefeitura informou, por meio de assessoria, que não há um mapeamento de solicitações por região. Além disso, destaca que o atestado sanitário é um documento e deve ser solicitado apenas por quem realmente esteja com sintomas de síndromes gripais.
O atestado sanitário NÃO é emitido para:
profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, veterinários, psicólogos, etc;
profissionais que atuam na área de interesse essencial a assistência à saúde da população e animais: segurança privada, limpeza, alimentação, administrativos, e outros em hospitais, clínicas, odontologia, veterinária, farmácias, drogarias, telemarketing de estabelecimentos de saúde (marcações de consulta e vendas de planos de saúde), indústrias de medicamentos, instituições de longa permanência para idosos e similares;
Campinas já emitiu 1,3 mil atestados sanitários
Reprodução / Prefeitura de Campinas
Veja lista com perfis das mortes registradas em Campinas
Veja a curva do número de mortes acumuladas por dia do registro do óbito desde o início da pandemia no gráfico abaixo.
Coronavírus: como manter a saúde mental em períodos de isolamento?
Coronavírus: como manter a saúde mental em períodos de isolamento?
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.