Em época de pandemia, presença digital é diferencial para os profissionais de arquitetura e design  

Um site adequado e perfis nas mídias sociais promovem a interação com os clientes e são capazes de gerar engajamento em época de isolamento social

Em época de pandemia, presença digital é diferencial para os profissionais de arquitetura e design
(Foto: Divulgação)

Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de distanciamento social, as empresas perceberam cada vez mais a necessidade de estar presentes nos meios digitais e manter o contato com os seus clientes. Com os profissionais de arquitetura e design não foi diferente. Visando oferecer projetos online, captar clientes ou mesmo se comunicar de forma mais efetiva é preciso estar bem posicionado nos meios digitais.

O sócio-diretor da Marchetti Bonetti+Arquitetos, o arquiteto e urbanista Luiz Fernando Motta Zanoni, conta que a empresa, que atua no mercado desde 1994, possui site há aproximadamente 20 anos e que, neste momento de pandemia, a busca pelos clientes no meio digital cresceu.

— Desde sempre o site foi uma boa ferramenta de divulgação de nosso trabalho, permitindo maior alcance em número de pessoas e também de prospecção de clientes distantes — destaca.

O projeto do site da Marchetti Bonetti+Arquitetos foi criado pela Arquitetura Digital, empresa especializada em transformar digitalmente escritórios e profissionais de arquitetura e design de interiores em empreendedores digitais de sucesso. A sócia-proprietária da Arquitetura Digital, Thalia Beloto, conta que o site de um arquiteto precisa estar alinhado à identidade que ele leva aos seus projetos.

— Diferente de profissionais de outros mercados, os arquitetos precisam ter nesse ambiente mais do que meras informações. É preciso impactar. Por trabalharem com criação, é preciso que esse processo esteja destacado no site — relata.

O que é preciso para ter um site?

Para desenvolver um site de sucesso no ambiente virtual, é preciso ter uma série de itens, como um domínio registrado, hospedagem com boa velocidade, identidade visual, imagens de projetos com qualidade, conteúdo sobre o profissional ou o escritório e informações sobre a equipe.

Por isso, além de saber da necessidade de ter uma página virtual, é preciso, principalmente, de uma boa equipe para o desenvolvimento do site. Caso contrário, pode surtir efeito contrário e ao invés de passar uma boa imagem da empresa, acabar por afastar os clientes, passando a ideia de amadorismo e falta de preparo para atender às demandas.

O sócio-fundador da Grønn Arquitetura, Leomar Soares da Rosa, foi rápido quando o assunto foi posicionamento nos meios digitais. Com pouco mais de um ano de atuação da empresa no mercado, o arquiteto garantiu a criação de um site para divulgação do seu trabalho e para a captação de clientes.

— O cenário da arquitetura digital está cada vez mais amplo com muitos profissionais no mercado, é preciso buscar novos meio de divulgação. Então, desenvolvemos nosso site logo no início da pandemia, após uma consultoria com uma empresa de marketing digital voltada para arquitetos, a Digital Arquitetura — conta.

Segundo Leomar, os resultados positivos foram percebidos rapidamente após a criação do site.

— Logo na primeira semana que lançamos o site e fizemos o impulsionamento no Google, tivemos novos contatos de vários lugares do estado querendo conhecer mais sobre nosso trabalho. Ficamos animados com o resultado, pois está permitindo maior visibilidade ao nosso portfólio — garante o arquiteto.

Captação de clientes e mídias digitais

O profissional do futuro precisa estar bem posicionado no meio digital. Para isso, é preciso que seu site ou que seus perfis e páginas nas mídias sociais sejam o espelho da sua marca. A captação de novos clientes está cada vez mais associada aos meios digitais e isso pode ser determinante para o sucesso de uma empresa ou de um profissional.

Antes de criar um perfil ou página profissional em uma rede social, por exemplo, é preciso avaliar se:

– o público-alvo está definido para o trabalho e se esse público será atingido efetivamente;

– a comunicação com os clientes será feita de forma efetiva;

– se as mídias digitais utilizadas atenderão às demandas dos clientes;

– se há um portfólio de qualidade da empresa disponível;

– se os mecanismos de procura serão capazes de divulgar a empresa de forma adequada.

Além disso, especificamente para as redes sociais, é necessário um planejamento de posts e criação de conteúdos que sejam interessantes para os clientes, buscando o engajamento e a participação deles. Para isso, as empresas especializadas da área possuem uma série de ferramentas adequadas para cada demanda, posicionando o profissional exatamente onde ele deve estar e com total foco no seu público-alvo.

Projetos online

Além disso, o profissional precisa avaliar se há possibilidade de oferecer serviços digitais, como projetos online, por exemplo. Muitos profissionais já vinham apostando neste serviço pela facilidade e praticidade, porém, com o isolamento social provindo da pandemia, a procura por esse serviço aumentou e os profissionais precisaram se adequar a essa modalidade para que suas venda possam continuar fluindo de maneira positiva.

Mas oferecer esse tipo de serviço exige mais do que querer, exige planejamento, uso das ferramentas adequadas e conhecimento técnico. Outra coisa para se pensar é sobre as formas de pagamentos, será que elas estão adequadas e acessíveis? É preciso inovar até mesmo nesse tipo de processo para estar adequado à realidade digital.

Construtechs: Você sabe o que são?

Uma construtech é uma empresa especializada em levar tecnologia, por meio da transformação digital e novas soluções, para as áreas que envolvem a construção civil. A eficiência é um dos principais benefícios do uso de tecnologia em qualquer setor e na construção civil não é diferente. As empresas que atuam nesse mercado podem melhorar substancialmente seus resultados por meio da aplicação de soluções tecnológicas, software ou hardware.

Essa eficiência traz consigo uma série de outros benefícios, como redução de custos, minimização de desperdícios, aumento de receita e melhoria da satisfação dos clientes com o serviço prestado.

Para ser classificada como uma construtech, a empresa deve se utilizar e aplicar soluções tecnológicas para resolver problemas comuns dentro da cadeia de valor da construção, tanto nos seus processos internos quanto nos de seus clientes.

A Arquitetura Digital atua no Brasil todo com foco nos clientes da área de arquitetura e design. A empresa oferece serviços como desenvolvimento de sites e campanhas no Google ADS, trabalhando com um sistema de gestão focado nas necessidades desses profissionais.

Se você quer aprimorar sua presença digital, acesse o site da empresa e saiba mais.

Com Agências

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line