Eleições 2020: Urnas eletrônicas chegam em Chapecó

Enquanto os partidos políticos definem os nomes dos candidatos a prefeito e vice e dos vereadores, a Justiça Eleitoral se organiza em ritmo acelerado para as Eleições 2020. Em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, as 560 urnas eletrônicas já chegaram e serão testadas nos próximos dias. 

Eleição será no dia 15 de novembro – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

 De acordo com o chefe de cartório da 35ª Zona Eleitoral, Jean de Oliveira, além do teste das urnas, no dia da eleição, em 15 de novembro, uma equipe trabalhará para garantir todos os cuidados sanitários, em decorrência da pandemia da Covid-19. 

“Todos os eleitores terão que higienizar as mãos antes e depois de usar a urna. O equipamento não pode ser constantemente limpo com álcool para não danificar o sistema ou afetar alguma placa, mas todos os cuidados serão tomados”, explica. 

Preparativos 

A maior cidade do Oeste conta com aproximadamente 151 mil eleitores cadastrados, sendo o quinto maior eleitorado do estado. Ao todo, são 432 seções (locais de votação) no município. A maior delas é na universidade Unochapecó com cerca de 12 mil eleitores. 

Chapecó conta com duas seções: a 35 que inclui os municípios de Cordilheira Alta e Guatambu e a 94 que abrange as cidades de Paial e Coronel Freitas.

No município, cerca de 2 mil mesários foram convocados para as eleições deste ano. Quem faz parte do grupo de risco em decorrência de outras comorbidades terá que comprovar mediante atestado médico. As pessoas acima dos 60 anos serão liberadas.

Mesários serão isentos da taxa de concursos públicos de SC – Foto: Divulgação / TRE SC

Para suprir essa falta, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou a campanha “Mesário Voluntário” para incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais.

Para ser mesário, segundo o chefe de cartório da 35ª Zona Eleitoral, é preciso ter acima de 18 anos, não possuir grau de parentesco com candidatos, não fazer parte da executiva de nenhum partido político e ter a situação regular na Justiça Eleitoral. 

Os mesários também terão isenção na taxa de inscrição de qualquer concurso público, estadual e municipal, e também ganham dois dias de folga do emprego. O treinamento EAD já iniciou e segue até o início de novembro. São dez turmas de mesários que serão treinados para atuar com segurança no dia da eleição. “Quem deseja ser voluntário pode se inscrever no Portal do Mesário”, orienta Oliveira.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line