Dividido, interior de São Paulo reabre igrejas e aeroportos

Em alguns locais, abrir comércio não essencial está totalmente proibido. Em outros, onde o novo coronavírus apresenta evolução positiva, igrejas voltaram a funcionar, assim como outras atividades econômicas, que motivaram o retorno de operações em aeroportos no interior de São Paulo.

Enquanto as regiões de Ribeirão Preto, Franca, Piracicaba e Registro seguirão na fase vermelha do plano São Paulo —a mais restritiva de todas— em outras áreas do estado estabelecimentos comerciais estão sendo reabertos e prefeitos têm até ampliado as permissões para além do autorizado pelo governo estadual.

Missas voltaram a ter permissão para serem realizadas. O Santuário de Aparecida teve celebrações presenciais a desde a última terça-feira (28), depois de 133 dias sem atos com público. Elas passaram a ser realizadas com limitação de fiéis e com distanciamento entre eles.

Na primeira celebração, 100 romeiros estiveram presentes, num local que comporta 35 mil pessoas e que, no momento, está limitado a mil.

A medida também é adotada em outras dioceses no interior paulista, como a de Barretos, que assim como ocorre em Aparecida, exige máscara e medição de temperatura dos católicos.

Dom Milton Kenan Junior, bispo de Barretos, publicou comunicado em que pede às pessoas de grupos de risco, idosos e crianças que não participem das celebrações.

A reabertura gradual da economia no interior tem feito também com que as companhias aéreas retomem as atividades em aeroportos paulistas ou ampliem a oferta de voos.

A Azul voltará a operar em Presidente Prudente na próxima segunda-feira (3) com um trajeto diário em aeronave ATR com capacidade para 70 passageiros e planeja retorno dos voos com esse avião na cidade de Marília, a partir de 14 de setembro.

Em julho, ela já passou a operar dois voos diários entre Campinas e São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, número que deve ser ampliado para três em agosto.

Já a Latam, que retomou ainda em junho voos para Ribeirão e Rio Preto, disse que está voltando gradualmente em todo o país e avalia a malha para enfrentar os impactos do novo coronavírus.
Antes da pandemia, a empresa operava no país uma média de 750 voos diários, que foi reduzida a 5% disso em abril e maio (35 voos). Em junho, aumentou para 63, em média, e, em julho, 110.

A Gol retomou duas bases em julho, em Campinas e São José do Rio Preto, em parceria com a Voepass, que está operando em Ribeirão, Rio Preto e Araçatuba, após ter paralisado totalmente as atividades no início da pandemia. Em julho, a Gol chegou a 250 voos diários, ante os 100 de junho.
A classificação do plano São Paulo tem cinco fases (azul, verde, amarelo, laranja e vermelho).

Na fase vermelha, alerta máximo, Franca teve na última semana um baile funk organizado na cidade. O evento foi impedido pela Vigilância Sanitária e a Guarda Civil Municipal.

Mesmo onde as flexibilizações já começaram, conflitos têm sido registrados, como em São José dos Campos. Na fase laranja, a segunda em restrições, a prefeitura decidiu por conta avançar para a amarela, mas a Justiça decidiu nesta sexta-feira (31) que ela deve seguir o determinado pelo governo paulista.

Em Barretos, também na fase laranja, a prefeitura decidiu liberar a abertura de restaurantes, bares e lanchonetes para atendimento presencial aos consumidores —o que só é permitido na fase seguinte do plano de flexibilização.

Nesta sexta, a região do Vale do Ribeira, no sul do estado, regrediu à fase vermelha, segundo informou o governador João Doria (PSDB) em entrevista coletiva. Ela estava na fase amarela —a terceira, numa escala que vai da vermelha (a mais restritiva) à azul.

Entre os critérios para progredir ou recuar no plano estão os números de novos casos e óbitos da Covid-19 e a taxa de ocupação de leitos.

“Sempre vamos avançar quando for possível, mas também vamos sempre retroceder quando for necessário”, disse a secretária do Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, disse que a taxa de ocupação de UTIs no estado tem recuado (de 66% 64% em uma semana) e que as regiões na fase vermelha têm apresentado melhora.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line