Defesa Civil contabiliza 125 ocorrências após temporal

A Defesa Civil atualizou na manhã desta quarta-feira, dia 1º, os números de ocorrências provocados pelo forte temporal que passou por Blumenau durante a tarde de ontem. Das 125 ocorrências registradas no município, grande parte destas foram atendidas pela Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), com auxílio do Corpo de Bombeiros e também da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb).

Duas ocorrências de maior impacto aconteceram no bairro Escola Agrícola. Uma delas foi registrada nas instalações da Associação Blumenauense de Acolhimento a Criança e ao Adolescente (Abam), que foi atingida por uma árvore e sofreu destelhamento e na estrutura do Asilo São Simeão, que teve a ala feminina de enfermaria destruída e destelhada pelas fortes rajadas de vento e pela queda de galhos de árvores.

Na noite da última terça-feira, 30, as ruas Progresso, Itajaí, Antônio Treiss, Ribeirão Schelters, Werner Duwe, Franz Muller, Samuel Morse, Quatro de fevereiro, Hermann Hering, da Glória, Bruno Schreiber e Guilherme Scharf foram desobstruídas, permitindo que a trafegabilidade das vias não ficassem interrompidas.

De acordo com a Seurb, há muito trabalho a ser realizado nesta quarta-feira, especialmente o recolhimento de árvores e galhos, que foram removidos das vias. A Defesa Civil continua atendendo aos chamados de emergência por meio do telefone 199, que funciona 24h por dia.

A Defesa Civil também realiza a entrega de lonas para os atingidos, até agora cerca de 200 kits já foram entregues. A secretaria ainda alerta a população para os perigos durante as manutenções em cobertura de casas e comércios que foram destelhados. Como as estruturas são feitas de madeira, e podem sofrer desgaste natural ao longo dos anos, é preciso ter atenção para evitar acidentes.

Previsão para as próximas horas
Os meteorologistas do AlertaBlu da Prefeitura de Blumenau estão acompanhando constantemente a movimentação do ciclone extratropical posicionado próximo à costa de Santa Catarina. Nas próximas horas, o vento ocorre de forma persistente, com rajadas que podem chegar a 60-80km/h, sobretudo até o meio desta tarde. A partir do final da tarde, o vento perde intensidade à medida que o sistema se afasta para alto-mar.

COM AGÊNCIAS