Cultivo

No ‘Celeiro Catarinense’ o ato de cultivar é rotineiro. Porém, desta vez o editorial da semana não é sobre agricultura e nem sobre o cultivo literal. O termo será utilizado de forma simbólica para retratar outro tipo de relação: a de pais e filho.

Uma semente plantada requer muitos cuidados. Exige tempo, atenção, água, sol, sombra. Enquanto cresce terá dias belos e viçosos, e outros dias serão mais tristes e suas folhas podem murchar e cair. Serão fases e fases que precisarão de cuidados e amor. Quanta similaridade com o exercício de criar filhos. Filhos são como sementes plantadas e exigem ainda mais amor e atenção do que qualquer outra planta no mundo.

Esta talvez seja a relação mais bonita e verdadeira que pode existir. Há um laço de sangue imutável, mas é possível que haja também laços de afeto quando se investe amor, carinho, atenção, compreensão e muita paciência.

Apesar da proximidade que há ainda há pais e filhos vivam como estranhos em casa. Talvez seja a hora de mudar. Com a pandemia acontecendo você já tirou tempo para conhecer melhor suas sementes? De forma vocês pais as estão cultivando? O que vocês aprenderam sobre os filhos? Quais suas preferências? O que os deixam tristes e felizes? Aproveitem cada fase deles. Não julgue e estenda a mão para ajudar, porque tenham certeza terá um dia que eles vão precisar.

A matéria que o jornal preparou sobre as ‘férias atípicas’ expõe este momento peculiar em que pais precisam também assumir a função de professores. O tema apresenta as dificuldades desta nova dinâmica. Sem julgamentos e apontamentos sobre esta carga que os pais carregam, não é fácil cuidar de um filho, é uma responsabilidade imensa e nem precisa ser pai ou mãe para saber que às vezes cansa. Mas não desperdice a chance de se tornar o melhor amigo de seus filhos e jamais desistam deles. Cultive-os da melhor forma, porque no futuro, na hora da colheita, você vai olhar para trás e ver que valeu a pena todo esforço empregado.

Com Agências

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line