Friday, 07 August, 2020

JORNAL TIJUCAS

Cuidados com o sorriso das crianças


Qual a idade para começar a cuidar do sorriso de seu filho?

A resposta é: antes de aparecer qualquer problema

A Odontopediatria é a uma especialidade da odontologia que tem por objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente. “É um trabalho de orientar e motivar pais e/ou responsáveis quanto à promoção e manutenção da saúde bucal das crianças. Ajudar a criança e o adolescente a desenvolver comportamentos e hábitos que conduzam à saúde bucal, conscientizando-os dessa responsabilidade”, explica a dentista Priscila Barreiros. “O paciente só é encaminhado para serviços adequados de especialidades odontológicas ou afins quando as necessidades ultrapassam as limitações próprias da Odontopediatria”, completa.

“Esqueça a ideia de procurar o dentista somente quando está com dor. É importante colocar esse compromisso na agenda e, a cada seis meses, marcar uma consulta também para seu filho (a). O dentista vai conversar sobre os seus hábitos e fará uma avaliação dos dentes e outros tecidos, como gengivas, língua e bochechas. Problemas de saúde bucal podem interferir na saúde geral do organismo, por isso é tão importante checar se está tudo em ordem.
Comparecendo regularmente às consultas você garante um sorriso livre de placa bacteriana, tártaro e cáries. Vai fazer bem para sua estética, autoestima e qualidade de vida!”, sugere a dentista.

Dicas para um sorriso bacana na infância

Primeiros passos

A primeira higiene do bebê é muito importante. A limpeza da boca precisa ser feita apenas com o auxílio de uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada, essencial para a remoção de leite que fica estagnado na boca do bebê. Além de ser um bom começo para introduzir o hábito de higiene bucal nos pequenos. Em crianças que já possuem dentinhos, a recomendação é a higiene bucal, no mínimo, 3 vezes ao dia.

Alimentação saudável

O leite materno é o melhor alimento para os primeiros meses de vida da criança. Já na fase da introdução de alimentos, é importante oferecer frutas, verduras e legumes. Procure sempre ofertar essas refeições na sua forma natural, sem adição de açúcar. O paladar dos bebês está em formação até os dois anos. Se desde pequeno a mãe oferecer alimentos açucarados, poucas verduras e legumes, essa criança terá hábitos alimentares ruins e maiores chances de desenvolverem cárie na dentição.

Antes de dormir

A última escovação, aquela que fazemos antes de dormir, é a mais importante de todas, sabia? Na hora do sono, a musculatura facial fica relaxada, a boca costuma ficar entreaberta e o fluxo salivar tende a diminuir por isso. Todos esses fatores levam a um ambiente altamente favorável para a ação dos ácidos bacterianos na superfície dentária. Praticando uma boa higiene com todas as ferramentas, o universo bucal do seu filho fica mais protegido. O conjunto de ações com o uso do fio dental e escova com creme dental fluoretado diminui o índice das bactérias no período noturno por um tempo prolongado.

Dentista na Praia do Rosa

No dia 10 de janeiro, inaugura na Praia do Rosa, o consultório Barreiros Odontologia. Serviços de Clínica Geral, Odontopeadiatria, botox, preenchimento facial, clareamento, ortodontia e implantodontia serão oferecidos no local. Além disso, uma vez por mês a dentista Priscila Barreiros realiza atendimentos gratuitos para crianças.

Barreiros Odontologia

Av. Porto Novo, s/n, em frente a Polícia Militar

Fone: (48) 99857-.429

Para seguir: @barreirosodontologia

Facebook: Barreiros Odontologia

Fonte: Sorrisologia.com.br

Obter novas postagens por e-mail:

Cadernos

Confira…



Fale conosco
redacao@jornaltijucas.com.br 
+554833330097

 

Leitores On Line

 

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE