Croácia vê aumento de casos do novo coronavírus

Os números de casos diários de Covid-19 aumentaram muito na Croácia nesta sexta-feira (14). Enquanto isso, países vizinhos criaram medidas mais restritivas para viagens que tenham a região como destino. Essas decisões potencialmente afetarão o turismo local durante o verão europeu, que começou em julho e vai até o fim de setembro, que até então estava indo melhor do que o esperado durante a pandemia.

“Hoje nós registramos 208 novos casos (de Covid-19). A média de idade dos infectados é de 31 anos, e aproximadamente dois terços foram infectados em casas noturnas e bares, que permanecem abertos após a meia-noite”, disse Krunoslav Capak, epidemiologista chefe do combate à pandemia na Croácia em entrevista coletiva.

Até agora a Croácia, país com 4 milhões de habitantes, registrou 6.258 casos de Covid-19 e 163 mortes.

Na sexta-feira (14), a Áustria pediu cautela em viagens para a Croácia.

No início desta semana, a Itália implantou a obrigatoriedade de testar todos que cheguem no país vindos da Croácia. A Eslovênia também disse que provavelmente irá aumentar as restrições para viajantes da Croácia, que agora precisam apresentar um teste negativo de coronavírus para poder visitar o país.

Vários picos de casos recentes que ocorreram na Europa, como na Itália e na Alemanha, foram ligados a viajantes retornando de locais com vida noturna ativa na Croácia nas últimas duas semanas, principalmente da ilha croata Pag.

A partir deste fim de semana, a Croácia decidiu obrigar bares e baladas a fechar depois da meia noite por um período de 10 dias, em um esforço para diminuir o número de infecções.

A Croácia registrou números relativamente baixos de casos da Covid-19 durante um lockdown na primavera e na reabertura da economia. Em propagandas para atrair turistas, mostrava-se como um destino seguro para o verão.

Neste ano, o país esperava cerca de um terço dos visitantes das temporadas de verão anteriores. Mas o número de turistas entre julho e agosto chegou a atingir 60% dos números do passado. Os turistas vieram em sua maioria da Alemanha, da Áustria, da Eslovênia e da Polônia.

Bandeira da Croácia em frente ao litoral do país