Covid-19: Região de Piracicaba volta à Fase Vermelha do Plano SP

Após piora em seus indicadores, a região de Piracicaba, no interior paulista, terá de voltar a fechar o comércio, mantendo-se totalmente em quarentena. Com isso, a região só poderá abrir serviços considerados essenciais como logística, segurança, saúde e abastecimento.

Um dos problemas observados pelo governo paulista nessa região foi o aumento de demanda por leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para tratamento dos casos de coronavírus. Ontem (16), a taxa de ocupação de vagas por pacientes em estado grave com covid-19 [a doença provocada pelo novo coronvírus] atingiu 84,6% na região.

“Houve também um aumento de internações e registros de óbitos na região, mas a principal razão desta reclassificação é a ocupação de leitos. Medidas estão sendo tomadas para apoio da região, mas a recomendação agora é a reclassificação extraordinária para garantirmos o controle da pandemia”, disse Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Na sexta-feira passada (10), Piracicaba havia subido de fase, passando para a Fase 2 – Laranja do Plano São Paulo. Mas esta semana, a região voltou a ter piora em seus indicadores relacionados à pandemia do novo coronavírus e teve então que voltar à quarentena.

A etapa Laranja permitia na região o funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias, pelo período de quatro horas diárias todos os dias da semana ou seis horas diárias por apenas quatro dias na semana.

O Plano São Paulo é dividido em cinco fases que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (Vermelho) a etapas identificadas como controle (Laranja), flexibilização (Amarelo), abertura parcial (Verde) e normal controlado (Azul). O Plano São Paulo também é regionalizado, ou seja, o estado foi dividido em 17 regiões [com a região metropolitana dividida em cinco sub-regiões] e cada uma delas é classificada em uma fase.

Com exceção de Piracicaba, as demais regiões do estado mantiveram-se na mesma condição da semana passada.

Com Agências

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line